Monday, February 25, 2008

Em poucas palavras...

Quando escrevo muito, ou ninguém lê, ou não entende, ou não dá a minima. Portanto, sejamos objetivos. Preciso de opinões!

Fui participar de ultimo Triathlon Internacional de Santos ontem. No revezamento, só na parte do pedal (40 km). To extremamente bem treinado, condicionado e fui pra fazer pódio mesmo. De 30 corredores no pedal, eu queria ter ficado entre os 10 primeiros.

No dia anterior, furou TRÊS CAMÊRAS COM A BIKE PARADA!!!

Fui fazer a prova sem nenhum estepe! Fui com a cara e com a coragem! A menina que nadou no meu revezamento (grande Marize!! Uma verdadeira atlante!) fez o circuito muito rapido e muito forte, de verdade! Consegui sair entre os 10 primeiros! Sai pedalando e mantendo entre 38-42 km por hora. E adivinhem?

Furou pneu ... lá pelo Km 12...

Chorei de raiva. De verdade. Frustrante. Total.

Mas faz parte. Voltei a pé (descalço por mais de 12km resultou em bolhas na sola do pé, o que atrapalha meu treino de corrida). Desanimado, frustrado e desclassificado. Mas ainda ganhei medalha de conclusão da prova porque meu irmão foi tão bem na corrida que compensou a falha ...

Agora me digam: isso foi zica pura, olho gordo ou não era pra ser mesmo?


Um dia eu pedalo pelo menos um terço igual a ele...


Pra mim, serviu pra me dar mais vontade de ganhar na próxima e fazer a prova sozinho os três estágios. E ainda ganhei umas paqueras do feminino que passavam e me mandavam até beijinhos , com dózinha de mim ... hauhauhuhauhua

Enfim, o que vocês acham?


Pra quem não me conhece, o figura ae sou eu ... reparem na bomba "amarrada" na bike ... até isso deu zica!


Alcofa (que está triste de verdade com isso ... mas que sabe que na próxima vai mandar MUITO BEM!)
|

Friday, February 15, 2008

Quando já nasce com cara de filme...

Muitos escritores conseguem escrever obras que você já termina a leitura pensando "putz, daria um filme legal". Os Supremos (este eu realmente espero que não vire filme), Cavaleiro das Trevas (seria "o" filme), Watchmen (ta virando filme...), enfim, se eu ficar citando aqui, o post inteiro vai ficar só nisso. Mas teve uma obra recente que realmente me deixou com vontade de ver aquilo na telona, pela sua simplicidade visual e com uma trama legal, sem nada de "quero ser épica e tão complexa que nem mesmo quem escreveu (Morrison)entende depois".

Eternos, de Neil Gaiman.



Olha, se eu escrevi sobre Gaiman na minha vida de pseudo escritor de araque mais de duas vezes, isso foi um recorde. Não, não sou um fã xiita de Sandman, mas adoro esta obra e a considero uma das melhores coisas já escritas em qualquer meio de comunicação . Não, nem tudo que Gaiman já escreveu é realmente bom ou teve algum significado real para a industria das HQs, mas ele é bom bagarai. Isso é fato.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesta obra foi sem duvida nenhuma o fato de ela falar sobre o universo dos super heróis, coisa com a qual Gaiman não é lá muito habituado, porque todos sabem que o foco do cara é a fantasia e muito de folclore e mitologia. Então, acho que só por isso já vale a leitura.



A maneira como ele deu um "reboot" nos Eternos foi muito boa. De verdade. Não é nenhum épico, mas é bem legal. Sério. O tempo todo você vê um filme naquilo. Não sei se foi proposital, mas a sensação disso permanece em toda a extensão da obra. Eu já li muita coisa dos Eternos de Kirby via scan (e acho que isso merecia uma edição histórica no Brasil, já que são poucas edições) e achei os conceitos deles para a época muito bons, ousados mesmo. Fugiam do tradicionalismo. Gaiman conseguiu pegar bem o "feeling" da coisa e aliado a arte de John Romita Jr (cara, como eu ADORO os desenhos desse cara), fez uma obra coesa, chamativa aos olhos e, principalmente, de leitura agradável.

Em alguns momentos a obra lembra (não sei dizer exatamente o porque) o filme "God's Army" (no Brasil, Anjos Rebeldes), que depois foi relançado (também não sei porque) com o nome "The Prophecy", que tinha Cristopher Walken no papel do arcanjo Gabriel e Viggo Mortensen como o capeta em pessoa. Um bom filme. E os Eternos de Gaiman tem uma estrutura muito parecida com este filme. Se alguém conhece a obra, por favor, concorde ou discorde comigo.



Leitura bacana e que vale a compra!

Alcofa (que está quase gritando a plenos pulmôes para a Panini lançar "Quiver" em formato encadernado...)
|

Quando a "Chef"ia sobe pra cabeça...

Quem me conhece sabe que eu trabalho no ramo da alta gastronomia. Um ramo que apaixona as pessoas que não o conhecem a fundo por causa do glamour e de pratos de cair o queixo, sejam na sua aparência e elaboração quanto nos preços.

Problema é que, exatamente como qualquer outro ramo profissional, existem as coisas podres no meio. E se existe algo REALMENTE podre neste ramo, são os ditos "Chefs".



Um "Chef" de cozinha é o cara que elabora os pratos, coordena a cozinha com o auxilio de seu sub-chefe (ou sous-chef)e é aquele que recebe as glórias pelo sucesso do restauranete. Eu trabalho nos bastidores, no setor operacional, que é o motor de uma cozinha. Se meu setor para, o Chef não cozinha. Trabalho neste ramo há praticamente 10 anos e já trabalhei com todos os tipos de gente, de todos os lugares, etnias e classes sociais. Já trabalhei com um dos melhores chefs italianos no Brasil (Luciano Boseggia)e com um chef em ascensão, durante os 6 ultimos anos.

Saí do meu ultimo emprego em outubro do ano passado, porque tava cansado mesmo. Queria fazer algo diferente... No início de janeiro surgiu uma proposta pra trabalhar em uma empresa de eventos bem legal, pessoal jovem e tudo o mais. Decidi encarar. A rotina é completamente diferente de um restaurante de alta gastronomia, mas pensei: por que não?

Duas semanas depois, pensei igualzinho ao Groo em seus melhores momentos: "Terei errado?".

O pessoal deste local no geral, é super legal mesmo. Povo pra frente e com uma mentalidade legal. Problema é o dito "chef"...

Não vou citar nomes nem ofender o sujeito aqui, porque acho que não preciso disso. Mas quero expôr com sinceridade uma opinião minha que já venho formando há alguns anos. E agora tenho ela absolutamente formada.



Acho que um grande mal de muitos cursos em faculdades hoje em dia é que elas não estão formando profissionais com a palavra "cidadão". Elas estão formando profissionais com a palavra "boçal", estampada bem na cara.

Ética. Respeito. Humildade. Enfim, poderia escrever uma centena de coisas aqui, mas acho que só estas três bastam. Eu tenho uma característica muito minha que é a de respeitar as pessoas tanto como pessoal e profissional. Acho que se alguém trabalha há muitos anos com algo e é bem elogiado por alguns, significa que este alguém sabe o que faz, ou faz bem. E porque diabos uma pessoa que acabou de sair da faculdade, está engatinhando ainda no mercado de trabalho, não pode ser? Não estou generalizando, não me entendam mal, mas infelizmente, no ramo gastronômico, isso está se tornando um tanto quanto comum, quase um fato. Fez gastronomia? Boçal!

Tudo bem, você conhece uma porrada de gente no ramo que está se formando que manda bem pacas e realmente tem jeito e talento natural para a coisa. Mas e quando a pessoa não tem, acha que é a coca cola única no deserto e pior, realmente NÃO SABE QUE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UM RESTAURANTE É TUDO???

Enfim, acho que era isso. Precisava expor de alguma forma.

Só pra finalizar: adoro minha profissão, adoro ter dor de cabeça com os pedidos impossíveis dos Chefs e adoro a correria de um restaurante, contato que eu esteja trabalhando com profissionais DE VERDADE!

Alcofa (que acabou de sair desse emprego ae, pedindo demissão mesmo... e já está pronto pra começar em outro! Escutando o ultramegafodapicagrossadaporra Inlikted, Cavalera Conspiracy... é, o Sepultura realmente não é bosta nenhuma sem os Cavalera no line up...)

Labels: , ,

|