Monday, August 08, 2011

Kennedy versus Bush. Clinton versus Obama.

Steve Rogers versus Steve Rogers. Capitão América versus Capitão América Ultimate. Escoteiro versus Desgraçado.

Impressionante como uma "leve" mudança em um personagem tão clássico pode mudá-lo tão drasticamente. O Steve normal é aquele escoteiro, quase um hippie. Já a sua contraparte do Ultiverso é o sonho de todo fã de longa data (eu) do Cap: alguém bom na essência, mas disposto a furar você de balas e explodir tudo junto se for necessário para alcançar um objetivo.

Um militar de verdade.

A verdade é que o Rogers "novo" ganhou tanto destaque perante os fãs que té sua versão normal acabou herdando alguns traços dele. É só acompanhar o arco do Soldado invernal e tudo que veio depois disso. Sim, ele não dá granadas dentro de um cupcake para seus adversários como o do Ultiverso, mas ele está mais pró ativo, se é que podemos chamar assim.



O Capitão é de longe o personagem mais simbólico das HQs ao lado do Superman. Ele representa tudo quanto é ideal bom no ser humano. Ele mais discursa do que age. Ele tenta ao extremo resolver uma situação da forma mais calma. Ou tentava. O Capitão sempre reagiu, a vida toda. Ultimamente ele age, e muito. Mais uma evidência da influencia do Cap Ultimate. Ele não discursa, ele enche você de balas. E se precisar discursar, é com o dedo enfiado na sua cara. Ele é essencialmente um homem bom, mas é um homem bom com uma cabeça REALMENTE dos anos 40 e um militar acima de tudo. Em resumo: é o Capitão Nascimento da Marvel.



E eu sou fã pra caralho dele!

Peter Parker foi um dos meus heróis preferidos durante muitos anos. O preferido até hoje continua sendo o Rogers, mas o Parker sempre teve aquele lado legal, de você se identificar com isso ou aquilo. Com o decorrer dos anos, uma série de péssimos arcos e escritores, clones escarlates, simbiontes para encher um estádio e mortes e ressurreições depois, eu já nem sabia mais quem era o Homem Aranha. larguei de mão mesmo. Com a versão Ultimate do personagem, eu até li algumas coisas, mas achei adolescente demais. Vi coisas como traições, mortes e novas roupagens, mas não me fascinou ao ponto de querer ler mensalmente. Agora o Parker do Ultiverso morreu e surge uma nova versão dele. Negro.

Sou a favor das diferenças sociais, raciais ou qualquer que seja o termo nas HQS. Não sou a favor de cotas (porque ao meu ver elas só criam MAIS racismo), mas é fato que toda editora tem as suas. Agora foi a vez do Homem Aranha. Acho que em um país essencialmente BRANCO como os EUA (e digo branco pela mentalidade do país), fazer isso pode soar como duas coisas: ok, estamos pouco nos fodendo para a tradição do personagem e queremos SIM algo diferente e totalmente condizente com a realidade, porque um personagem major pode ser negro/hispanico/chines numa boa; ou queremos mesmo é causar polêmica durante um tempo, mudar tudo o que era normal até então e acima de tudo, provocar mudanças radicais e protestos sem fim. E depois voltar tudo como era antes?



Alguém consegue perceber algo de semelhante com os presidentes citados?

Alcofa (que acabou de comprar dois bonecos do Cap Ultimate - versão da 2 guerra e atual)

Labels: , , , , , , , , ,

3 Comments:

Anonymous Luwig said...

Mas, e aí? O que achou do filme do seu Capitão? Lembrei paca de você no cinema, "o Alan deve vir de cosplay pra essa porra".

Falo por mim, achei redondinho, só que com algumas ressalvas, quase as mesmas do Dogg. No fim, acredito que o personagem teve a adaptação que tanto merecia.

Só pra concluir, o que achou do Bucky? Achei que aquele lance naquela câmara com o Arnim Zola, precisamente no momento em que Steve o resgata não foi aleatório, alguma química ali deve influenciar em alguma coisa o rumo que o James deverá tomar na prometida continuação.

Seria um colírio se a premissa do Soldado Invernal fosse visitada na sequência.

Abração.

6:19 PM  
Anonymous Luwig said...

Ah, e só pra fins de registro. Criei coragem e começei a leitura de A Torre Negra. Nesse momento, estou lendo o segundo livro, 'A Escolha dos Três'. O que um Amazon Kindle não faz na vida de uma pessoa... nem sei como vivi minha vida até agora sem ele.

6:23 PM  
Blogger Alcofa said...

falae cabra véio!

Vc vai rir. Eu ainda NÃO VI Capitão América! kkkkkkkkkkkkkk

Sobre o Kindle...fodido , né? É uma mão na roda...

E vc vai curtir a Torre Negra...certeza!

Abração!

1:34 PM  

Post a Comment

<< Home

|