Wednesday, April 27, 2011

A Arte da Releitura

Watchmen. Cavaleiro das Trevas. Sandman. Soldado Anônimo. Omac. Homem de Aço. Batman Ano UM. Lendas. Guerras Secretas. Todas HQs impressionantes na época em que foram lançadas, ams será que elas resistiram ao teste do tempo? Selecionei estas obras e tenho a plena consciência de que faltam VÁRIAS, mas ao meu ver cada uma delas teve algo significativo em relação as não citadas.

Watchmen: considerada uma das melhoras obras de todos os tempos. Durante aproximadamente 10 anos eu lia isto aqui uma vez por ano, uma edição por dia par apreciar com calma. O panorama apresentado por Moore era MUITO interessante na época, porque abordava a Guerra Fria, coisa que hoje em dia mal é discutido ou lembrado. Teve a sua importância, mas o hombre escreveu coisas BEM melhores depois disto, como a excelente Liga Extraordinária e Tom Strong (que acredito eu, seja o único fã do Brasil). Watchmen está datado e os dias de hoje, só agrada MESMO os fãs de velha guarda ou a galera que se interessou pelo filme.



Cavaleiro das Trevas: esta é a melhor HQ escrita por Miller ao lado dos arcos do Homem sem Medo (Queda e a Origem). Miller pegou um personagem extramamente ruim (hehehe) e o transformou no ser mais fodão das HQs. NADA era melhor que este Batman. NADA. Esta obra criou um gênero, vários personagens Bad Boys surgiram depois disto, ams nenhum com a maestria do Wayne e seus chutes com várias conseqüências dolorosas. Até hoje é algo que releio com o maior prazer do mundo. Não precisa virar filme nem animação. É perfeita do jeito que foi concebida. Problema foi a cagada na seqüencia, mas isso é outro assunto. Sobreviveu ao tempo.



Sandman: é a melhor HQ que já li na vida. Ponto final.



Soldado Anonimo: esta HQ de Garth Ennis apresenta um trama nada épica nem que represente uma geração, mas é talvez uma das melhores tramas governamentais que o mesmo já escreveu. A quantidade de plots e ganchos que a mesma contém renderia fácil um puta filme ou um seriado de uma temporada. Recomendo.



Omac: lembro que li isso em uma mini série em preto e branco, só não lembro o nome da editora que soltou isso no Brasil. Desenhada pelo John Byrne (na época em que ele não era maluco de pedra), a história nos apresenta a saga do exercito de um homem só. Um personagem da velha guarda da DC repaginado em uma história simples, porém direta e mostra rápido ao que veio. Não teve muita repercussão no Brasil, mas lá fora causou algum impacto em seu lançamento. Não sobreviveu ao tempo, mas foi legal.




Batman Ano Um: muita gente considera esta aqui a versão definitiva do chifrudo da DC. Sombrio e praticamente sem recurso, contando somente com suas habilidades e sem as traquitanas que apareceram nos anos seguintes, Batman mostra que o crime se combate com porrada e MUITA coragem flertando com a estupidez em alguns momentos. Clássico absoluto. Sobrevive tão bem que vai virar animação, acredito eu, na linha do Allstar Superman, que foi bem fiel a HQ. Acho que a história que mais captou a idéia disso e deu uma repaginada nos conceitos apresentados aqui foi a excelente Batman Ano 100, que eu por vacilo total não comprei, mas li via scan. Panini, encaderna ae!!!



Lendas: não é de longe a melhor saga da DC das antigas (quem teve este papel foi crise nas infinitas terras), mas teve uma importância gigantesca em um dos maiores e melhores títulos da DC até hoje: Liga da Justiça Internacional e indiretamente, o Esquadrão Suicida. A equipe que surgiu daqui foi meu titulo preferido durante muitos anos. As piadas e as situações impagáveis até hoje fazem rir. Merecia ser republicado na íntegra.



Guerras Secretas: acho que foi o mesmo caso acima, mas para um personagem: O Homem Aranha. A fase do uniforme negro é até hoje uma das melhores do personagem. Boas histórias e o mistério do simbionte (que depois virou Venon e toda a merda que veio junto...) me mantinham interessado todos os meses. Poderia ser republicado em um Melhores Clássicos da vida...



CLARO que faltaram várias obras, sei disso. Hoje em dia temos HQS muito fodas que vão render um texto parecido daqui uns 5-10 anos (Y, 100 Balas, etc), mas por enquanto falemos destas!

No próximo post: a aventura de ver um DVD de Heavy Metal ao vivo com meu filho no colo e enganar a mama dele no processo.

Alcofa (escutando Lamb of God, We Die Alone. Confesso que toda vez que escuto esta banda não tenho saudades do Pantera...)

Labels: , , , ,

2 Comments:

Blogger Augusto Fernandes Sales said...

Muita coisa dessa lista aí eu não vi, mas deve ser pelo fato de que eu sou muito mais novo do que você (heh). Não, falando sério, Sandman é mesmo insuperável. Não há nada no gênero que rivalize com isso.
Concordo com Batman:Ano Um, que mostra que uma boa história de herói não é feita apenas de superpoderes. Basta uns bom sopapos bem dados nos vilões e um texto de primeira.

Nessa lista, eu incluiria HellBlazer: Hábitos Perigosos a minissérie do Gavião Negro do começo dos anos noventa (pela Abril) e A Piada Mortal. Fábulas é muito bom, mas ainda está muito recente pra entrar na categoria de coisas para serem relidas.

Abraço.
gatosmucky.blogspot.com

10:28 AM  
Blogger Do Vale said...

Não tá sozinho com Tom Strong, meu amigo... =D

E essa mini do Gavião Negro e a fase que ela inaugurou são muito boas. Tempos de DC2000... Cadê, Panini? (Não custa sonhar, né?)

8:43 PM  

Post a Comment

<< Home

|