Monday, April 11, 2011

The God that Failed

Balder. Mitra. Jesus.

Todos o mesmo ser. Ou quase isso.



Não acredita?

É de conhecimento público (imagino eu) que as dezenas de mitologias mundo afora perderam muito de seus registros graças a Igreja Católica e suas Cruzadas. Além de erradicarem cultura muito antigas, os Cristãos também absorveram uma porrada de coisas para criar o mito do Deus único e todo poderoso.

Eu não vou vou me estender no assunto. Deixe de preguiça, exercite seu cérebro e pesquise direito sobre os três citados acima. Talvez você concorde comigo. Ou não.

O fato é que as mitologias diversas possuem conteúdo riquíssimo para quem gosta de ler sobre aventuras épicas, drama e principalmente tramas magistrais. Hoje em dia o acesso a estes materiais é fácil graças a internet (embora dispomos de pouco material realmente bom traduzido por aqui, comparado aos livros e enciclopédias de outros países) e ao tradutor do google para aqueles que não manjam bulhufas de inglês (ou alemão, no caso da mitologia viking).



As histórias antigas rendem coisas maravilhosas hoje em dia, seja em versões romanceadas e adaptadas (As Melhores Histórias da Mitologia Viking de Carmen Alice Seganfredo & A. S. Franchini e Tróia de Claudio Moreno, este último, MUITO bom!) ou nas telonas, como o filme Tróia (com o porra do Brad Pitt arrancanado suspiros da mulherada) e Beowulf (animação). Claro que temos casos lamentáveis, como o PÉSSIMO Fúria de Titãs que consegui estragar o excelente filme clássico, mas isso éoutra história.

O bacana das histórias da Mitologia é que elas são um espelho do povo que elas representam. A Mitologia Grega é a mais rica porque existiam vários eruditos entre o povo e os mesmos faziam questão de guardar suas histórias. Os egípcios também. Já os Vikings (meus favoritos) guardaram muito pouco através dos primeiros a serem convertidos ao Cristianismo (fracos...), e seus Deuses eram BEM brutais ou engraçados. Os Vikings demonstravam força em quase tudo e fácil fácil caiam na porrada uns com os outros. Ora bolas, o "Apocalipse" dos caras é uma guerra entre todos eles!

Uma verdade triste é: os católicos foderam tudo.

Vejam os locais onde eles não conseguiram exercer todo seu poder: a Índia ainda tem um conhecimento e acesso vasto as suas crenças e a África também! Diga-se de passagem, o Brasil na área do Candomblé também tem muito material acessível graças aos descendentes de Africanos que temos no Brasil! Muito obrigado a todos vocês por preservarem tão bem suas raízes!



Eu venho de uma familia católica ortodoxa romana. Ou seja: de gente que acredita no que lê e fala. Eu cresci um pouco afastado de religião (para desgosto de minha mama) por vários motivos, mas acho que o principal foi o defeito da grande maioria das religiões de hoje e, acredito eu, quase sempre: o de pregar contra os outros. Sou da opinião que cada um acredita no que quer e é livre para falar sobre isso, contanto que não faça mal a ninguém. Eu mesmo acredito e sigo uma série de coisas que os Vikings pregavam, mas fico triste por que um baixinho de nome Hitler também fazia isso. para quem tem alguma dúvida, veja os discursos do homem no Youtube e veja quantas vezes ele cita Wotan (Odin) e Tor (Thor). Acho legal o povo do candomblé fazer o que acreditam, a galera do espiritismo, os evangélico, enfim, todos eles, contanto que se respeitem. mas é deveras triste ver o tanto que se perdeu em nome do Deus único e todo poderoso.

Aliás, eu acredito em Deus. Em qual exatamente, eu não sei, mas acredito em um Deus todo poderoso, mas acho que o meu é caolho e anda com corvos nos ombros e lobos aos pés, com uma lança infalível nas mãos...

Meu primeiro contato com mitologia, claro, foi através das HQs (eu sempre insisto que elas sempre ensinam algo, em maior ou menor escala), mais precisamente com Thor. Acho que foi naquela saga onde o loirão encontra sua versão Viking, Red Norvell. Se não me falha a memória, foi em Heróis da TV 96-99. OOOOOO época boa!



O fato é que Thor e suas botonas amarelas foram algo tão impactante na minha vida como foi ler minha primeira HQ do Cap América e seus discursos de "beber leite faz bem, mocinho!".

Quando li A Saga de Surtur (toda editada e picotada, tsc,tsc), eu fiquei pasmo. De verdade. Acho que li aquilo umas 4 vezes seguidas. Eu não conseguia acreditar que uma HQ pudesse ser tão forte, que golpes poderiam ser desferidos com tanta força e que aquela escala de poder existia nas HQs! E qual foi minha surpresa (muitos anos depois) ao ver que o Thor mitológico era MUITO MAIS foda do que o da Marvel?

Thor com certeza foi meu primeiro contato com a mitologia de uma forma geral. Depois vieram várias outras (através de filmes, livros, etc), e, não é considerado mitologia mesmo, mas Sandman ajudou muito no processo do interesse infindável pelo assunto.

Portanto, meu muito obrigado a Stan Lee (pelo Thor), aos Vikings bichinhas que se entregaram ao Cristianismo e passaram o conhecimento para os escribas, Neil Gaiman (pelo maravilhoso Sandman, de longe melhor HQ que li na vida) e pelo Deus que Falhou, por ter aberto meus olhos para a chacina com os povos da antiguidade.

No próximo post: a arte de reler uma HQ depois de um certo tempo e enxergar algo completamente novo!

Alcofa (tendo orgasmos multiplos pelo fato da Panini ter anunciado mais um volume de Maiores Clássicos do Thor com a mini do Balder e a batalha ultra mega fodônica entre Thor e Jormungand, com páginas cheias e o texto mais foda de Simonson, que foi o unico cara que pegou toda a majestade dos deuses nórdicos e fodeu geral com as estruturas "normais" das histórias.)

Labels: , , , , , , , , , ,

5 Comments:

Blogger Do Vale said...

Tinha a batalha entre Thor e Jormungand em uma Superalmanaque Marvel, se não me engano. Vai ser lindo em formato original...

3:44 PM  
Blogger Alcofa said...

É isso mesmo! Superalmanaque marvel 4, que era metade thor e outra metade com homem de ferro na fase da armadura gladiador (linda, por sinal). Essa luta do Thor contra a serpente para mim é a coisa mais épica dele nas HQs até hoje, pq vai diretamente de encontro com sua história na mitologia. To contando os dias pra ter isso em mãos!

9:38 AM  
Blogger Do Vale said...

Meu Deus, eu tinha todas e não lembrava... =D http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=150294014_5440.jpg&v=O
(Se bem que tá faltando a 5, aí.)

2:56 PM  
Blogger doggma said...

heh... só tenho as duas dos Ataques Atlantes.

Alcofa, tu chegou a escanear essa briga mega-epic-splash-pager. Tenho a parada aqui ainda...

Quanto à Igreja Católica, é verdade, somos uns Goddamn motherfuckers. Dividimos, conquistamos e absorvemos outras religiões e crenças ao longo dos séculos. A mitologia suméria que o diga. E lembrou bem daquelas que resistiram firmes (nesse ponto, acho que ninguém se compara aos muçulmanos, que resistiram a nada menos que às Cruzadas e à posterior ocupação da Terra Santa).

Os filmes: "Tróia" é fraquinho, mas tem a puta luta do Heitor com o Aquiles. A coreografia é das melhores que já vi. Estabeleceram a superioridade do Aquiles sem desmerecer em nada a moral do Heitor. Geralmente, Hollywood faz o cara virar um loser de uma hora pra outra só pra justificar a derrota.

O remake "Fúria de Titãs" obviamente é uma decepção, mas achei interessante o convívio tenso entre mortais e semi-deuses num mundo onde os deuses literalmente fodem com a humanidade. E a referência ao Bubo (a coruja mecânica do original) foi bem cool. Pena que ficou nisso.

Filme de mitologia que estou de olho é "Immortals", baseado na saga de Teseu. O diretor (o mesmo de "A Cela" e do excelente "The Fall") é fudido quando se trata de visual.

Quanto ao Deus do Trovão, temo admitir que meu 1º contato com ele foi através dos desenhos desanimados...

6:16 PM  
Blogger Alcofa said...

caralho... eu não lembra que tinha escaneado isso! Verdade!

Sobre os filmes, concordo que tenho uma curiosidade com Immortals, mas Furia de Titãos foi uma coisa tão ruim que traumatizei um pouco... Acho que vou esperar tudo quanto é nego resenhar pra conferir.

E tu lembra disso, dos desenhos desanimados?? Era muito foda ver só a boca mexer durante vários minutos! kkkk

10:31 AM  

Post a Comment

<< Home

|