Sunday, August 07, 2011

A evolução da espécie = Heavy Metallicus

De todas as bandas "novas", as que mais gosto atualmente são o Lamb of God e o Trivium. E este último acabou d elançar novo petardo. E que putttaaaaa cd!



Confesso que o primeiro registro deles, Ember to Inferno, até hoje passa batido no player. Os caras realmente disseram um sonoro HEY com o seguinte, Ascendancy. Puta albúm! É aquele tipo de cd que você escuta com tanto gosto que quando percebe acabou. Detalhe: eles eram mega pivetes na época do lançamento.

O tempo passa, muita gente da mídia começa a comparar a molecada com o Metallica, Matt Heafy (vocal) tem problemas e decide cantar mais rasgado e menos gritado. Resultado: seu próximo trabalho, The Crusade, é uma versão do que o Metallica poderia estar fazendo na época do lançamento. A impressão de um "Young James" cantando o tempo todo chaga até a incomodar. Albom fortíssimo, mas que pecou justamente por isso: tentar ser outra coisa.

Acho que as criticas foram boas para os caras, porque Shogun (álbum seguinte) é incrível! Não dá nem para citar destaques de tão perfeito. Quase todas as músicas tocadas com guitarras de 7 cordas, solos perfeitos (e os anteriores já eram) e uma melodia absurda. Difícil superar isso.

E não é que os little motherfuckers conseguiram?

Quando o baterista original saiu e foi substituido, fui um dos primeiros a ficar receoso, porque Travis era MUITO técnico. Mesmo caso do batera do LoG...dificil EMSMO substituir alguém tão criativo e técnico. A verdade é que o batera atual é bom, mas ele realmente fica aquém da capacidade do restante da banda. Desempenha um bom trabalho e só.

In Waves mostra um Trivium nitidamente tentando repetir o sucesso de Ascendancy e alcançar o mainstream nisso. E sou da opnião de que eles vão conseguir sem sombra de dúvida. É mais ou menos como o Metallica na sucessão Justice para o Black. Foi do Shogun para o Waves. Até existem certas semelhanças: os moleques agora estão com cara de malvados, os sons estão aparentemente mais fáceis, porém com letras de uma profundidade bem maior e, acima de tudo, o som dos caras está mais limpo, porém sem perder a qualidade.



O Trivium não vai repetir o sucesso do Metallica, isso é fato, mas que eles possuem potencial de sobra pra isso, é algo gritante de tão nítido. Se você gosta da banda, vai escutar vezes e vezes seguidas. Se não conhece, é um bom momento.

Alcofa (escutando "Black", Trivium - In Waves)

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

|