Friday, February 15, 2008

Quando já nasce com cara de filme...

Muitos escritores conseguem escrever obras que você já termina a leitura pensando "putz, daria um filme legal". Os Supremos (este eu realmente espero que não vire filme), Cavaleiro das Trevas (seria "o" filme), Watchmen (ta virando filme...), enfim, se eu ficar citando aqui, o post inteiro vai ficar só nisso. Mas teve uma obra recente que realmente me deixou com vontade de ver aquilo na telona, pela sua simplicidade visual e com uma trama legal, sem nada de "quero ser épica e tão complexa que nem mesmo quem escreveu (Morrison)entende depois".

Eternos, de Neil Gaiman.



Olha, se eu escrevi sobre Gaiman na minha vida de pseudo escritor de araque mais de duas vezes, isso foi um recorde. Não, não sou um fã xiita de Sandman, mas adoro esta obra e a considero uma das melhores coisas já escritas em qualquer meio de comunicação . Não, nem tudo que Gaiman já escreveu é realmente bom ou teve algum significado real para a industria das HQs, mas ele é bom bagarai. Isso é fato.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesta obra foi sem duvida nenhuma o fato de ela falar sobre o universo dos super heróis, coisa com a qual Gaiman não é lá muito habituado, porque todos sabem que o foco do cara é a fantasia e muito de folclore e mitologia. Então, acho que só por isso já vale a leitura.



A maneira como ele deu um "reboot" nos Eternos foi muito boa. De verdade. Não é nenhum épico, mas é bem legal. Sério. O tempo todo você vê um filme naquilo. Não sei se foi proposital, mas a sensação disso permanece em toda a extensão da obra. Eu já li muita coisa dos Eternos de Kirby via scan (e acho que isso merecia uma edição histórica no Brasil, já que são poucas edições) e achei os conceitos deles para a época muito bons, ousados mesmo. Fugiam do tradicionalismo. Gaiman conseguiu pegar bem o "feeling" da coisa e aliado a arte de John Romita Jr (cara, como eu ADORO os desenhos desse cara), fez uma obra coesa, chamativa aos olhos e, principalmente, de leitura agradável.

Em alguns momentos a obra lembra (não sei dizer exatamente o porque) o filme "God's Army" (no Brasil, Anjos Rebeldes), que depois foi relançado (também não sei porque) com o nome "The Prophecy", que tinha Cristopher Walken no papel do arcanjo Gabriel e Viggo Mortensen como o capeta em pessoa. Um bom filme. E os Eternos de Gaiman tem uma estrutura muito parecida com este filme. Se alguém conhece a obra, por favor, concorde ou discorde comigo.



Leitura bacana e que vale a compra!

Alcofa (que está quase gritando a plenos pulmôes para a Panini lançar "Quiver" em formato encadernado...)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

o romita jr manda muito!! desde moleque que gosto do desenho dele e acompanho a evolução do traço, é um mestre.

já viu o desenho novo da legião dos super heróis? é foda! muita ação, boas caracterizações e dublagens, bastante porrada! teve uns eps escritos pelo j.m.dematteis, que foram bem legais.

o cavalera conspiracy é bom mesmo? bom saber, boa notícia.
aliás, já ficou sabendo que o BLS deve abrir pro ozzy por aqui, certo? dependendo do $$$ eu vou.

falando nisso, ouça o novo do ayreon, 01011010 (ou algo assim). excelente!

cara, essa história do ego inchado não acontece só nas faculdades de gastronomia não, acredite rs...

quero o segundo encadernado de supremos, um de astonishing x-men e o terceiro do thor do walt simonson!! eheheh
vai sair um do capitão do byrne, que quando li pensei que fosse aquela história (foda) que ele deixa o uniforme, mas não é, então acho que não conheço.

era isso, até a próxima!

6:32 PM  
Blogger Alcofa said...

falae meu velho ! vamos lá:

1) nem dei bola pra esse desenho da legião, pq o novo do Batman é TÃO RUIM que eu me desanimei ... mas depois da dica, vou atrás!

2)cara, o Cavalera Conspiracy é um dos melhores do ano, e olha que estamos em fevereiro! e só vou no show do Ozzy pra ver o BLS... nada mais.

nem me fale de encadernados!!! gastei tanta grana com eles nos ultimos meses que qdo fui colocar na ponta da caneta... PUTA QUE PARIU!!!

Grande abraço!

5:02 AM  
Blogger Luwig said...

Nem me fale de encadernados²!

Acabo de comprar numa tacada só 'Mulher-Gato: Um Crime Perfeito' de Darwyn Cooke & Ed Brubaker, 'Tom Strong: A Invasão das Formigas Gigantes' de Alan Moore e o último volume de 'Gotham Central'.

Rapaz... Assisti ao "Anjos Rebeldes" num Corujão da vida, mas não me lembro de quase nada da história.

Se encontrar o DVD, é reprise na certa!

Quanto ao 'Eternos', pois é, também não achei essa Coca-Cola toda, mas Gaiman é Gaiman... hors concours!

Só não ando curtindo muito o traço de Romita Jr., acredita? Não sei se é a finalização de sua arte que não anda me agradando, mas o fato é que desde a 2ª metade do 'Wolverine' de Millar que os desenhos dele estão um tanto quanto "preguiçosos".

Muito diferente daquele Romita Jr. no último run em 'Amazing Spider-Man' quando Straczynski ainda era um autor de respeito.

Abração.

5:30 PM  
Blogger Alcofa said...

falando no romita em wolverine, acho que a fase dele e do millar no titulo merece um encadernado ...

bão demais aquilo lá!

e outra: esse lance de encadernado de vez em qdo eu dou sorte: passei num sebo aqui no centro de sampa e , adivinha? todos os volumes e maiores classicos do demolidor (4) por 40 pilas !! e todos em perfeito estado!

pior: lá tbm tinha o terceiro volume de invencivel zerado por 10 paus ... até na embalagem original!

e a hqmaniacs tocou o foda-se mesmo ... largaram de mão!

gde abraço!

5:12 AM  

Post a Comment

<< Home

|