Sunday, January 20, 2008

Finalmente!!!

Quando falamos sobre HQs adaptadas para a telinha/telona, nosso lado nerd sempre fala mais alto, seja para dizer que o Batman não tem mamilos no uniforme (morra Joel Schumacher, se é assim que se escreve seu nome)ou para falar que Cris Nolan é o cara e que finalmente alguém pegou o espírito real do morcegão.

Mas quando o papo é animação, tudo é mais fácil (ou difícil em certos casos). Nos anos 90, quando o desenho do Batman surgiu, uma legião de fãs ficou de queixo caído, espatifado no chão. Lá estava o personagem preferido de milhares de nerds devidamente adaptado: sombrio, inteligente, sagaz, violento e com uma animação perfeita. Até tentaram amenizar com as temporadas seguintes (com a introdução de um Robin um tanto quanto mais cartunesco, a Batgirl e outras coisas), mas o espírito da coisa estava lá.



A animação do Superman não fica atrás: enquanto uma mostrava toda a escuridão que um merecia, a outra mostrava toda a pompa que o filho de Krypton merece. Com episódios que possuíam roteiros um tanto quanto leves em comparação a sua contraparte das trevas, a animação do Azulão contava com gente de alto calibre da DC, como os Novos Deuses, Lobo, Legião dos Super Heróis e por ae vai.



Não satisfeita a DC vai além...

Com a animação da Liga da Justiça (que posteriormente viria a se tornar Liga da Justiça sem Limites) aquilo que ninguém acreditava muito se concretizou: uma animação que era nitidamente feita direta e quase que exclusivamente para os fãs das HQS, tamanho o número de referencias e homenagens a tantos personagens/momentos clássicos do Universo DC. Se a Marvel jamais acertou com suas animações (e olha que ela teve essa chance com The Ultimates, que ficou algo no mínimo bobo), a DC acertava cada vez mais. Conheci mais de uma pessoa que adora o desenho da Liga sem jamais ter lido uma unica edição sequer dos mesmos e, quando ficou sabendo que existia uma revista destes personagens, logo me pediu algo para ler. Por causa desta casualidade, trouxe mais três novos leitores para a DC Comics (royalities, please).



Tudo perfeito, não é mesmo?

Claro que não...

Quando fiquei sabendo da animação dos Novos Titãs (ou Jovens Titãs), eu quase tive um orgasmo involuntário. O grupo de sidekicks da DC sempre foi um dos meus favoritos no hall de personagens da editora. Tenho tantas edições em formatinho que volta e meia eu to relendo alguma coisa delas. E tamanha foi minha DECEPÇÃO ao ver aquilo!!! Meu deus, conseguiram fazer algo pior que Smallville!! E olha que eu achava que isso era impossível!

Mas claro que quanto mais se mexe em merda, a tendência é feder mais, não é?

A animação "The Batman" é no mínimo, bisonha. Ridícula. Mal feita e de extremo mal gosto. Se alguém gosta disso ae, me desculpe, mas é melhor você perder seu tempo vendo filmes pornôs da década de 60 do que ver isso. Garanto que é mais interessante. E os roteiros são melhores...

Não sei se é efeito direto destas ultimas animações da DC, mas acho que os caras viram que eles deixaram um público grande DEMAIS orfão de muita coisa. E anunciaram que iriam produzir animações mais voltadas aos fãs, ao público adulto e tals...

Huuummm...

Quando Superman: Doomsday saiu, vi um monte de gente falar merda sobre a animação. Vejam os posts anteriores e vocês verão minha opinião sobre esta verdadeira obra de arte. E a DC anunciou também a adaptação de um de seus maiores clássicos recentes: Liga da Justiça - A Nova Fronteira.



Será que é uma boa idéia adaptar algo tão completo? Ao meu ver, tornou-se rapidamente um clássico ao lado de obras como Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Reino do Amanhã e Odisséia Cósmica (que muita gente não considera clássico, mas gosto não se discute).

Será que desse mato sai cachorro?

Baixei via torrent uma versão que vazou (que infelizmente fica preto e branco de vez em quando, mas com pouca frequencia). Assisti sem legenda, pois graças a Deus inglês não é problema. Terminei de ver há exatamente 5 minutos...

Vou ser o mais sincero possível: quando eu li "Nova Fronteira" foi bem depois de seu lançamento, pois na época eu não comprei porque estava sem grana. Faz pouco tempo que reli a obra.

Uma palavra: PERFEITO.

A Dc superou qualquer coisa que já tenha feito em animações com isso aqui. O traço da animação é extremamente fiel ao de Cooke, o roteiro não foge em momento algum do original, mas simplifica bastante o conceito político e crítico da série, mas sem omitir o mesmo. E isso foi sua carta na manga. Manter a essência da obra original. Se com "Superman-Doomsday" a DC adaptou a obra original, aqui ela manteve todas as características da fonte. Todas mesmo! Mas o melhor foram os detalhes: se muita gente reclama que as animações costumam suavizar algumas coisas, aqui você não verá nada disso! A trágica cena de Jordan e o soldado coreano (e seu fatal desfecho) está presente na íntegra; a batalha dos heróis com os monstros no final (e monstro sendo dilacerado, evicerado a rodo!!!); Batman dando umas fraturas expostas em vagabundos(!), enfim, tudo o que nós vemos na obra original em termos de violência (e não que a obra precise disso para se sustentar), está lá.



Quando sair um DVDRip melhor, eu baixo novamente para ver com melhor qualidade. Quando sair o original eu faço questão de comprar, seja importado ou nacional (que eu duvido que saia por aqui). Sério mesmo: a melhor animação de HQs que vi até hoje. To de queixo caído. Quebrado na verdade.

E se não estou errado, vai sair mais uma com a adaptação do clássico "O Contrato de Judas"... Putz, se não fosse atleta de longa data, enfartava! E imaginem... Cavaleiro das Trevas adaptado desta forma!!!!! Quem sabe um dia?

Alcofa (maravilhado com o respeito que tiveram com esta obra... escutando Overnight Sensation, Motorhead ... Elvis é o caralho, o Deus do rock é Lemmy Kilmister!!)

3 Comments:

Blogger doggma said...

Fiquei mirando este torrent no dia que vazou, mas já imaginava que teria algum 'bug' no meio. Preferi esperar pelo rip oficial, heheh. Mas bom saber.

E cara, nem me fala em órfãos de JLU, Batman & Superman animated series... é de cortar o coração, rs. Acho que o único remédio seria se Paul Dini, Bruce Timm & Cia fossem pra Marvel criar uma nova geração de desenhos.

12:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Alan, também não me contive e acabei baixando essa mesma versão de 'NF' e é de fato o "Sin City" das adaptações animadas.

Particularmente, surtei nas passagens
fac-simile que contavam com a participação de J'onn J'onzz e Barry Allen.

Ahhh... e o jato invisível tomado de sangue foi show!

Espero que mantenham o nível em 'Contrato de Judas', melhor, que o Slade faça tantas fraturas expostas nos outros quanto o Bruce fez em 'NF'.

Grande abraço.

6:20 AM  
Blogger Alcofa said...

Opa, dois dos maiores brothers que tenho na net de uma vez só!

Dogg: cara, não lembro onde, mas li um comentário d eum cara com exatamente a mesma opinão que vc sobre esse dream team ir pra Marvel... imagina os caras fazendo um Quarteto Fantastico ou Vingadores? Putz...

Luwig: tu ta vivo rapá!!!! É cara, NF foi foda mesmo ... de verter lágrimas ... já vi tr~es vezes a bagaça ...

welcome back to the internet!

9:38 AM  

Post a Comment

<< Home

|