Friday, February 15, 2008

Quando a "Chef"ia sobe pra cabeça...

Quem me conhece sabe que eu trabalho no ramo da alta gastronomia. Um ramo que apaixona as pessoas que não o conhecem a fundo por causa do glamour e de pratos de cair o queixo, sejam na sua aparência e elaboração quanto nos preços.

Problema é que, exatamente como qualquer outro ramo profissional, existem as coisas podres no meio. E se existe algo REALMENTE podre neste ramo, são os ditos "Chefs".



Um "Chef" de cozinha é o cara que elabora os pratos, coordena a cozinha com o auxilio de seu sub-chefe (ou sous-chef)e é aquele que recebe as glórias pelo sucesso do restauranete. Eu trabalho nos bastidores, no setor operacional, que é o motor de uma cozinha. Se meu setor para, o Chef não cozinha. Trabalho neste ramo há praticamente 10 anos e já trabalhei com todos os tipos de gente, de todos os lugares, etnias e classes sociais. Já trabalhei com um dos melhores chefs italianos no Brasil (Luciano Boseggia)e com um chef em ascensão, durante os 6 ultimos anos.

Saí do meu ultimo emprego em outubro do ano passado, porque tava cansado mesmo. Queria fazer algo diferente... No início de janeiro surgiu uma proposta pra trabalhar em uma empresa de eventos bem legal, pessoal jovem e tudo o mais. Decidi encarar. A rotina é completamente diferente de um restaurante de alta gastronomia, mas pensei: por que não?

Duas semanas depois, pensei igualzinho ao Groo em seus melhores momentos: "Terei errado?".

O pessoal deste local no geral, é super legal mesmo. Povo pra frente e com uma mentalidade legal. Problema é o dito "chef"...

Não vou citar nomes nem ofender o sujeito aqui, porque acho que não preciso disso. Mas quero expôr com sinceridade uma opinião minha que já venho formando há alguns anos. E agora tenho ela absolutamente formada.



Acho que um grande mal de muitos cursos em faculdades hoje em dia é que elas não estão formando profissionais com a palavra "cidadão". Elas estão formando profissionais com a palavra "boçal", estampada bem na cara.

Ética. Respeito. Humildade. Enfim, poderia escrever uma centena de coisas aqui, mas acho que só estas três bastam. Eu tenho uma característica muito minha que é a de respeitar as pessoas tanto como pessoal e profissional. Acho que se alguém trabalha há muitos anos com algo e é bem elogiado por alguns, significa que este alguém sabe o que faz, ou faz bem. E porque diabos uma pessoa que acabou de sair da faculdade, está engatinhando ainda no mercado de trabalho, não pode ser? Não estou generalizando, não me entendam mal, mas infelizmente, no ramo gastronômico, isso está se tornando um tanto quanto comum, quase um fato. Fez gastronomia? Boçal!

Tudo bem, você conhece uma porrada de gente no ramo que está se formando que manda bem pacas e realmente tem jeito e talento natural para a coisa. Mas e quando a pessoa não tem, acha que é a coca cola única no deserto e pior, realmente NÃO SABE QUE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UM RESTAURANTE É TUDO???

Enfim, acho que era isso. Precisava expor de alguma forma.

Só pra finalizar: adoro minha profissão, adoro ter dor de cabeça com os pedidos impossíveis dos Chefs e adoro a correria de um restaurante, contato que eu esteja trabalhando com profissionais DE VERDADE!

Alcofa (que acabou de sair desse emprego ae, pedindo demissão mesmo... e já está pronto pra começar em outro! Escutando o ultramegafodapicagrossadaporra Inlikted, Cavalera Conspiracy... é, o Sepultura realmente não é bosta nenhuma sem os Cavalera no line up...)

Labels: , ,

5 Comments:

Blogger ErnEstO said...

è meu camarada disse tudo...
por isso quando perguntam pra mim,
o que eu faço no restaurante,
sempre falo:
-lavo louça e limppo o chão...
detesto esse status de "chef"...
esses caras,que auto-denominam"chef",
apenas são reles pseudos...
pra ser um bom cozinheiro,você precisa de consistencia e uniformidade...
e manter isso nos seus pratos por um longo tempo...
eu não dou valor em quem faz facu de gastronomia...

5:16 PM  
Blogger Alcofa said...

óia, um leitor que entende de gastronomia !!!

putz cara, eu penso exatamente igual vc, mas naum quis usar estas palavras ae ...

e trampar em restaurante é isso mesmo que vc disse ...

grande abraço pra ti e sucesso !

3:23 PM  
Blogger Luwig said...

Boa sorte no novo trampo, meu chapa!

5:33 PM  
Blogger Luwig said...

Ahhhh... Esqueci de perguntar...

Ainda andas praticando tiro ao alvo em portas de metal, "Mercenário"?


ahhahahahahahahaha...

5:35 PM  
Blogger Alcofa said...

putz luwig... eu ando meio fora de forma com tiros para lé e para cá ... to treinando com facas agora! hauhsuhduhauhauhduha

abração e valeu os votos!

2:45 AM  

Post a Comment

<< Home

|