Tuesday, February 10, 2009

Encarnando o Demônio com Jesus Kid?

Finalmente assisti o tão comentando "A Encarnação do Demonio", com José Mojica voltando a seu tão ilustre Zé do Caixão. Dá pra ver o filme sem ter assistido aos anteriores, mas se você tiver conhecimento dos mesmos, melhor. Confesso que de uns anos pra cá tenho dado mais chances ao cinema nacional, o qual eu sempre repudiei. Não me perguntem o porque. Simplesmente o fiz. Mas este filme aqui entrou pra lista do "não vejo novamente nem que me paguem". Por que? O roteiro é ruim, as atuações são horríveis e acima de tudo, soa vazio, desconexo. Nada contra o Zé, pois já conversei com ele pessoalmente no centro de Sampa (onde moro, e ele também) e o achei uma pessoa extremamente educada e atenciosa, além do carisma natural que ele possui. Mas acho que sua obra não consegue chegar ao ponto desejado. Acho que muitos filmes que vem com a idéia de causar "horror" na pessoa que está vendo acabam se perdendo no meio do caminho e, volta e meia, acabam sendo comicos. Por exemplo: eu fiquei petrificado no cinema quando vi "A Bruxa de Blair" e "O Chamado". Eles conseguem te deixar tensos durante o filme equando tem que chocar/assustar, eles o fazem bem mesmo. Ma so filme do Zé não consegue nenhum, nem outro. Mesmo com tanta coisa explicita (canibalismo, sexo com mortos, torturas e mutilações), nada ali convence muito. Mas o que doeu MESMO foram as atuações. Sofríveis. Mas vale pelo fato de que até onde me lembre, o cinema nacional da "nova safra" não possui obras assim, portanto, já é uma grande vitória.



Acabei de ler o terceiro livro de Lourenço Mutarelli, Jesus Kid, que narra a história de um autor de literatura western que é contratado durante três meses para ficar denrtro de um hotel para escrever uma história sobre um autor que é contratado para escrever uma história dentro de um hotel, durante três meses. Parace confuso, mas é isso mesmo. A fórmula já é batida (terceira pessoa sobre a primeira, que acaba sendo ela mesma), mas é extremamente funcional. Mas o grande trunfo (mais uma vez) deste livro é sem duvida a habilidade de Lourenço em ecsrever sobre situações corriqueiras de maneira extremamente tragicomica. Pra dar risada mesmo. Em todas as obras de Lorenço seus personagens são pessoas extremamente atormentadas e fica nitido que todos eles possuem um pouco do autor. Este, mais do que todos, pois ele é hipocondríaco também. Lourenço consegue te manter interessado durante todo o livro e seus personagens são tão bizarros que chegam a ser engraçados. Não sei se este livro irá virar filme (embora originalmente ele tenha sido escrito para o roteiro de um, mas acabou virando livro) como o pesado "O Natimorto", ams se isso acontecesse, seria muito bom, pois a obra é bem engraçada, fugindo do clima sombrio de "O Cheiro do Ralo" e o já citado "O Natimorto". Problema é que algumas das melhores situações dos livros de Lorenço envolvem sexo ou masturbação solitária e, acho que o cinema brasileiro ainda é um pouco "comportado" neste sentido, embora "O Cheiro do Ralo" tenha mostrado um pouco (pouco mesmo) disso. Não que seja importante ou vital para o entendimento da trama, mas geralmente isso demonstra um pouco dos personagens como eles realmente são.



Mais uma vez, fica a dica: comprem. Os livros de Mutarelli ao meu ver são pra ter em casa.

Alcofa (que leu Jesus Kid em um dia e demorou dois pra ver Encarnação do Demonio ... escutando o novo do Sepultura, A-Lex. Depois faço um review dele ae ...)

Labels: , , , , ,

2 Comments:

Blogger doggma said...

Fala Alcofa! Achei o Encarnação divertido, num modo trashesco de ser. Obviamente é limitado e não faz jus à obra clássica do Mojica, mas é como tu sabiamente afirmou: abre um precedente importante num mercado que carece de exemplares do gênero.

Quanto às atuações meia-boca, o roteiro capenga e a canastrice generalizada, tu tem de assistir então "O Ataque dos Pneus Assassinos", do famigerado Toninho do Diabo! Aquilo lá é um masterpiece!

Em tempo: leu a graphic Prontuário 666, prequel do Encarnação? Altamente recomendável. O Samuel Casal é foda!

5:24 AM  
Blogger Alcofa said...

falae Dogg! Cara, Toninho do Diabo é um figuraça!!! Já vi o cara uma vez aqui em Sampa e morri de rir com ele... lembra do confornto de titãs entre ele o tão famigerado qto Padre Quevedo no fantastico ??? aquilo sim, é um filme trashão digno do Roger Corman! hauhsuhuhauha

Num li essa Graphic ainda ... confesso que to esperando surgir um scan na rede para poder ler ...

Gde abraço!

5:07 AM  

Post a Comment

<< Home

|