Wednesday, January 14, 2009

Livros, Livros e mais Livros!

Como eu ando meio de saco cheio do mercado das HQs e sem paciencia alguma para ler as crises, invasões, carnavais e qualquer que seja a "saga" da vez, tenho investido cada vez mais meu rico dinheiro em livros. Você demora mais para ler e, na maioria dos casos, tem uma recompensa maior. Mas isso não é regra.

Como fui passar uns dias lá na ilha de Lost (a cidade da minha mama fica lá, porque aquele lugar é deserto e as pessoas que tem lá parecem personagens dos outros), decidi levar um porrilhão de livros e, li praticamente todos.

As pelejas de Ojuara: quando vi o filme "O Homem que desafio o Diabo: As Pelejas de Ojuara", tive uma certeza: preciso ler este livro. Lá vou eu ao Sebo do Messias e compro o mesmo por módicos 10 paus. Este livro eu devorei. De verdade. Muito, mas MUITO engraçado! E como estava com minha mama por perto, volta e meia eu via uns termos lá do "pernambuques" que jamais tinha visto na vida e, minha consultora elucidava minhas duvidas. Mas teve frases em que até ela ficou horrorizada, dada a baixaria da coisa toda. Comprando o livro com o filme, nota-se que o filme é bom, mas é nada comparado ao livro. As tramas secundárias e personagens que aparecem no decorrer da história são engraçados demais e, todos foram sumariamente cortados do filme, que concentrou-se só em Ojuara. Não tira o mérito do filme, mas é injusto comparar ambos. O livro (e o filme nas devidas proporções) tem aquela cara de Roadie Movie/Western que agrada a tantos fãs da série Preacher, pelas bizarrices apresentadas na mesma. Aqui não é diferente. Leia o livro.



Artemis Fowl: confesso que sou avesso a "modinhas". Nunca li Harry Potter e pretendo jamais ler. Primeiro porque sempre achei que é uma cópia DESCARADA de Livros da Magia. Até o visual de ambos é igual! Com a diferença de que Tim Hunter é um personagem muito coeso, enquanto o "bruxinho querido da galerinha radical" é um bosta. Simples assim. Mas quando ouvi falar sobre a série do tal Artemis Fowl fiquei interessado: o povo das fadas, tecnologia e um personagem principal que é um suposto vilão, mas com 12 anos de idade. Comprei 5 livros do personagem, mas só levei 3. Minha opinião sincera sobre a série: o universo da mesma no que se refere ao povo das fadas é MUITO bacana! As cidades subterraneas, as culturas, os maquinarios, as forças da lei (a LEP é impagavel e seu comandante mais ainda), enfim, tudo o que está embaixo da terra, vinga. Ponto para o escritor. Agora no que se refere ao mundo de cima... As tramas dos livros são um misto de policial, aventura e ficção. Boa mistura. Mas o pecado da série é JUSTAMENTE seu protagonista! Artemis Fowl é COMPLETAMENTE apagado pelos coadjuvantes de suas histórias! Até seu mordomo é mais interessante do que ele! Mas os melhores sem duvida alguma são Palha Escavator, Potrus e Butler. Boa leitura porque ela flui e tem aquela cara de descompromissada, com o propósito de entreter mesmo. Mas como série e leitura "séria", ela não se sustenta. Mas eu recomendo mesmo assim.



O Passageiro - Segredos de Adulto: fiz a promessa de que daria mais chances para autores nacionais. Sempre fui preconceituoso com isso. No que se refere a cinema e televisão, isso sempre foi lei. Mas acho que to ficando velho e, amolecendo. dae peguei esse sem nem ao menos conhecer o livro. Tava barato, fui com a cara dele e, pensei comigo mesmo: vamos ler algo sobre o mundo "real" pra variar um pouco. A trama é clássica: jovem que tem problemas em casa e é burgues vive infeliz e indeciso com a vida que leva. Passa por um trauma (a morte do pai) e acaba descobrindo um monte de verdades/mentiras sobre o mesmo, além de conhecer uma suposta amante dele. O que amis me agradou no livro foi sem duvida alguma, sua ambientação, o Rio de Janeiro. Sou apaixonado por lá e acho que ainda vou morar um dia naquelas terras. Mas enfim: como livro, ele te mantém interessado. Não é nenhuma obra prima, mas a história flui numa boa e é interessante. Tá certo que você fica com aquela impressão de "já vi isso" em vários momentos, mas não é nada que atrapalhe ou estrague a obra. Não recomendo, mas pra queme stiver curioso, fica a dica.



O Pequeno Princípe: ok. Eu assumo. Eu li pela primeira vez o famoso livro (era da minha sobrinah e ela foi junto) e gostei da istória. Mas não chorei nem nada do genero. E bonito e só. Ponto.



O Cheiro do Ralo: ahhhh, fazia MUITO tempo que eu queria ler este aqui! Quando vi o filme, fiquei boquiaberto! Caralho, que narrativa maluca! Que personagem filho da puta! O cara é tão maledito que você acaba gostando dele. mas eu sempre tenho a necessidade de ler o livro e, como Mutarelli é relativamente famoso no meio nerd, decidi dar uma chance. Cara, o livro é impressionante. Parece uma mistura de HQ, com roteiro de cinema com viagem a base de muito acido ... Enfim, este livro é OBRIGATÓRIO para se ter em casa. Só é meio dificil de achar. Em livrarias eu não consegui (fisicamente) e na net só consegui na Saraiva, mas baratinho. Leiam e leiam também os outros do cara se gostarem deste. To terminando "Natimorto" e na fila tem "Jesus Kid". Futuramente falo sobre ambos.



Bom, eu sempre começo o ano assim. Escrevo muito, sobre um mundaréu de cosias e, lá pelo meio, sumo um pouco do blog. Então, para quem acompanha este barco furado, fiquem por ae que vou tentar manter atualizado!

Grande abraço a todos!

Alcofa (que sabe que TINHA que colocar "a bunda" no paragrafo sobre "O Cheiro do Ralo" ...que acha que Artemis Fowl daria um bom filme... escutando Bringer of Blood, Six Feet Under)

Labels: , , , , ,

2 Comments:

Blogger Everton Senna said...

Também li o Passageiro e assino embaixo. É uma leitura interessante, mas longe de ser sensacional.

Baixei o filme ontem, mas ainda não assisti. Você por acaso já viu?

12:30 PM  
Blogger Alcofa said...

noooossa cara, desculpe pela demora na resposta ... ainda não vi tbm ...

gde abraço!

10:41 AM  

Post a Comment

<< Home

|