Thursday, February 05, 2009

Coisas Frageis de uma Editora Fragil

Li o ultimo de Neil gaiman publicado por aqui, "Coisas Frageis", que mais uma vez reune uma série de contos do autor (um livro anterior já havia sido publicado por aqui, sob o titulo de Fumaça e Espelhos). Mais uma vez, você vê um Neil Gaiman bem despreocupado, sem tentar soar perfeito e, volta e meia, bem sucedido. Mas também mal sucedido em alguns casos apresentados aqui, pelo simples fato de que este livro (se é que podemos chamar ele assim) veio com muita coisa mediana do autor e, pior, veio PICOTADO. Sim, isso mesmo, picotado.

Vamos a explicação: o livro não é ruim, como já disse, mas bem aquém do autor. Temos excelentes contos aqui (principalmente o ambientado no universo de Deuses Americanos, ótimo livro do autor), mas a impressão que fica é que muitos são superficiais demais, MESMO para contos, que geralmente não são feitos para desenvolver uma historia/ideia e sim, contar uma rapida história. O grande problema do livro (e isso não é culpa do autor) é que exatos VINTE E DOIS CONTOS foram EXCLUIDOS da versão final! O por que? De acordo com a própria Conrad, porque o livro ficaria "grande demais".


É por isso que gosto de editoras como a Objetiva, que publicou os volumes CAVALARES da série ultra módafóca Torre Negra. E por preços MUITO acessíveis, dado o volume dos livros (vários volumes superam as 600 páginas).

Ae o que podemos esperar dessa situação? De acordo com a Conrad, "se" o livro vender bem, eles vão "pensar" em publicar o restante dos contos... Eu digo "vá a merda" ou "vão tomar no rabo" neste caso?

Infelizmente no Brasil, nós sofremos com isso: descaso e falta de profissionalismo. A Conrad começou bem, lançou excelentes trabalhos (vide sua coleção de Luxo da série Sandman), publicou certinho obras enormes (Dragon Ball), mas de uns tempos pra cá, ta cagando no pau geral. O caso do mangá One Piece (que eu não leio, mas vejo as reclamações sobre o mesmo na net), o caso de Vagabond, o caso de Nausicaa do Vale dos Ventos (esse eu to no emio dos prejudicados) e vários outros...

Vários autores foderosos caem em mãos erradas. Tá certo que Chuck Palahniuk não é um cara que agrada a todos, mas suas obras (muito boas pra quem gosta de coisas ousadas e que desafiam o pensamento comum dos dias de hoje) estão TODAS saindo por editoras que não levam em conta que uma republicação de vez em quando vai bem, e vários de seus livros hoje em dia estão fora de catalogo. E se eu for ficar citando autores e obras famosas que passam pelo mesmo problema... Apesar que isso tem lá o seu lado positivo: os donos de sebos vivem sorrindo quando você chega atrás de um livro desses ... acredite: esses caras possuem leitura fácil nata, pois eles notam a sua cara de ansiedade quando eles confirmam que possuem tal obra ... hehehe.

Enfim, Coisas Frágeis é um livro para se pensar se vale o investimento. Eu comprei por ser colecionador e tudo o mais, mas fica a dica: você REALMENTE quer algo com MENOS da metade?

Alcofa (que acho que muitos contos bons foram deixados de fora e, os selecionados não valorizam a obra como um todo... escutando A-Lex, do Sepultura, e não achando grande coisa mais uma vez ... Cavalera Conspiracy RULES!)

Labels: , , , ,

2 Comments:

Blogger Alberto Silva said...

Cara, acho que aqui não é o lugar pra comentar isso... Mas recentemente escutando algumas bandas(Queen, Iron, Avantasia, entre outras coisas), vez ou outra escuto Danzig. Se não me engano, acho que por causa do teu blog.
Vim agradecer, e pedir uma coisa, recomenda ae uma performance dos caras ao vivo, um show que eu possa ver na net.

7:01 PM  
Blogger Alcofa said...

Cara, Danzig é MUITO bom. Tem algumas coisas do cara que não curto muito, ams até o quarto album , ele não cometeu nenhum escorregão. Pow, saiu um duplo ao vivo dele, me falhou o nome agora... bem bacana, e tem tbm o Lost tracks of Danzig, foda!

abraço!

11:21 AM  

Post a Comment

<< Home

|