Thursday, June 05, 2008

Lankhmar

Estou realmente impressionado. Sério. Em um país onde a grande e esmagadora maioria dos comics publicados são de HQs de super heróis, ver uma obra como "As Crônicas de Lankhmar" publicada, é quase de cair o queixo.

Eu sabia da importância desta obra devido ao RPG. Já tinha lido trocentos arquivos sobre as obras de Freitz Leiber e como ele ajudou a criar um genêro ao lado de nomes como Robert Howard (Conan). E o mais legal é que assim como nas histórias clássicas de Conan (os livros, não as HQs), é que o ambiente apresentado é deveras sombrio, quase pertubador. Eu não tinha noção da existência dessa adaptação para os comics feito por dois dos melhores pares de mão da história, Howard Chaykin e Mike Mignola.



Todas as histórias apresentadas neste encadernado que a Devir lançou (já falo mais sobre isso no final do post) são adaptações de vários contos de Fritz. Vale ressaltar que a linguagem é bem fiel a original (baixei três contos na net pra conferir) e, com a arte de Mignola (que ainda não tinha todo o seu estilo sombrio neste época (91), mas já estava em ótimo caminho), a leitura ficou tão agradável que, assim que acabei de ler, li mais uma vez. Sério.



Não é nenhum épico. Não vai mudar sua vida nem a maneira como você vê as HQs de hoje em dia. Mas para quem é fã do genêro "Espada e Feitiçaria", é um prato cheio e, sim obrigado, em excelente hora. Em bancas lotadas de heróis com cueca por cima da calça e histórias lotadas de bizarrice (nada contra, gosto de ambos), é sempre gratificante ao extremo ver isso. Algo realmente DIFERENTE!

Os protagonistas são os anti-heróis Fafhrd (sei lá como se pronuncia isso corretamente... perguntem pro caradecú, pois parace uma frase dele!) e Gatuno (Gray Mouser no original) que, além de serem dois malandros de mão cheia, sabem se virar bem na base da porrada. Eles vivem na cidade de Lankhmar (que é uma clara inspiração para a cidade de Ankmorpok, de Terry Pratchet) que, além de ter vários tipos como eles, também tem suas esquisitices aqui e ali, e também possui aquela magia sutil que permeia o ar, assim como nas histórias do cimério esmagador de crânios. Nem vou falar muito mais sobre a HQ em si, pois ela REALMENTE vale a leitura, ainda mais para quem é fã de RPG. Mas não essa bobagem de "eu tenho +500 de dano" e sim, para aqueles que querem uma boa ambientação para suas histórias. É prato cheio. E já teve até versão para RPG no AD&D, como podem ver abaixo...



Sobre a publicação da Devir: é engraçado essa empresa. Ou os caras erram muito (Planetary, com uma das piores impressões que vi na vida), ou agradam (Preacher, que ficou na média) ou acertam completamente (os volumes da Liga Extraordinária e este aqui). Devir, acho que ta na hora de ter um padrão né????? Enfim, parabéns pela publicação, tá excelente! E mandem logo o volume 3 da Liga Extraordinária, porque já to sabendo que os direitos são de vocês ainda!

O mais engraçado é que passei no meu "sebo" de costume e o cara me chamou e disse: tenho um album novo da Devir aqui, mas não sei se você vai gostar...". Queria me cobrar 30 paus (contra os 45 de capa). Final das contas: comprei mais um album (depois eu falo sobre ele qui) e este aqui acabou tendo preço final de 20 paus!

Poder de negociação! hehehehe.

Alcofa (que ficou com vontade de ver os contos originais em terras-brazilis... escutando The Allman Brothers, A Decade of Hits ... eta som bão da porra de escutar!)

Labels: , , , , , ,

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pô, cara, por R$ 20,00? Um achado... A minha vai esperar um pouco:p

5:40 PM  
Blogger Alcofa said...

cara, s evc for de sampa: o sebo fica na av são joão, perto da famoso cruzamento ipiranga com são joão... dá um pulo lá, tem MUITA coisa boa!

5:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Haaa, tô longe pra cacete: São Luís - MA!:D
Na Banca 2000 tá por 35.
Já leu o Quarteto de Millar? Tô dando uma olhada agora, muito bom!

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home

|