Thursday, May 15, 2008

Batendo perna em Sampa

Morar em São Paulo (Sampa) às vezes é uma grande merda. Congestionamentos monstruosos (eu não tenho esse problema pois tenho um mínimo e inteligência pra saber que andar de metrô é 10 vezes mais rápido, e também me desloco de bike), pessoas estressadas e mal educadas em sua grande e esmagadora maioria (é triste, mas é verdade), poluição em níveis alarmantes (nem pense que pelo fato de correr no Ibirapuera você é mais sadio do que outra pessoa ... na verdade, você está respirando muito mais ar sujo do que quem mora nos extremos das Zonas em Sampa), níveis de criminalidade preocupantes em certas regiões (Leste e Sul) ... enfim, não é o Paraíso. Mas nós temos muita coisa boa também!



Como eu só escrevo sobre as coisas que gosto, vou falar sobre coisas boas de Sampa que, provavelmente quem lê o blog, também pode vir a gostar.

Heavy Metal é algo que respiro desde meus 11 anos de idade. E não existe lugar melhor que a Galeria do Rock para você conhecer gente, tomar umas brejas, escutar um som novo, comprar cds a um preço geralmente legal (coisa que eu quase não faço mais, mas não vem ao caso) e achar aquele DVD naquela embalagem especial que você a tanto tempo procura. Acho que fica até difícil indicar essa ou aquela loja. Tem que bater perna mesmo, sair caçando. Algumas lojas conseguem vender cds novos a preços pra lá de convidativos (20-25 paus) e DVDs duplos com preços legais (40-50 paus). Tudo bem, não é todo mundo que pode pagar essa grana em um cd/dvd... eu mesmo há mais de 2 anos não gasto mais dinheiro com isso (só naqueles casos onde tenho coleções mesmo, tipo Nevermore, Iced Earth, Slayer, Metallica, etc). Quando quero algo, vou nos torrents da vida e "baixo" a parada. Mas não vem ao caso.



O bom de andar pelo "centrão" de Sampa é que, se você gosta de livros e HQs, você está literalmente no paraíso. Sério. A quantidade de Sebos existentes entre as estações Sé até a santa Cecília é monstruosa. Vejam só: vindo hoje para o serviço, parei para conversar com uma moça dona de um sebo bem tradicional em Sampa, pertinho da Galeria do Rock sebo este conhecido como "Banca Antiga". Eles tem um acervo beeeeeeeem grande de um montão de coisas, principalmente formatinho. Comprei minha coleção da Liga da Justiça cômica todinha neste lugar, com cada edição com preços entre 1,50 até 2,50. Conversando com a mesma, perguntei se ela já tinha pego a nova edição do Preacher pela Pixel Media. Com a resposta negativa, fui embora com aquela certeza "vou ter que pagar o preço de capa" na cabeça e, quase saindo da loja, me deparo com o especial da Mulher Gato que a Panini lançou recentemente, "Um Crime Perfeito". Perguntei o preço... 20 paus !!! Zerado!!! Nem pensei duas vezes. Quando estava pagando, ela perguntou se eu curtia muito histórias com mulheres protagonistas. Quando estava prestes a começar um diálogo sobre a importância da Druuna na minha vida (hehehe), ela me mostrou dois encadernados da Martha Washington: "Liberdade" e "Martha Washington vai a GUerra". Sempre achei Martah Washington um personagem forte nas Hqs com mulheres, e sempre achei esta obra extremamente injustiçada, pois quando vemos muita gente falar de Miller, é só "Batman, 300 e Sin City". Não desmerecendo nenhum destes trabalhos, mas a história de personagem é muito boa mesmo. E foi justamete ae que me lembrei que NÃO TINHA nenhum detses materiais em casa. Ou li via scan, ou emprestado. Pensei comigo mesmo um sonoro e alto DROGA e, lá vai eu desembolsando mais 40 pilas... Prejuízo total de 60 paus, mas analisando que eu saí com 3 encadernados em perfeito estado (e cada um custando em média 40-50 paus na capa), acho que fiz bons negócios hoje cedo!



Outra coisa maravilhosa no Centro velho de Sampa é para quem gosta de tomar café ou beber uma boa cerveja estupidamente gelada (ahhhhh), além dos bilhões de botecos legais que existem na região (e quando digo boteco, é boteco MESMO), temos o já cartão postal "Bar Brahma" (que eu não gosto porque só toca música de véio lá, mas é um lugar bem legal), os bares da região do Largo do Café (fica próximo da Rua Boa Vista, perto da Sé, e que durante décadas foi considerado a Wall Street de Sampa, que migrou para a Paulista, e que agora está migrando para o Itam Bibi). Ali você verá muita gente engravatada e metida à besta (suckers), mas em compensação tem muita mulher boa disposta bater um papo legal com um nerd que só entende de HQ ... hehehe. Deixando a gozação de lado, os bares daqui tem ambientes bem legais mesmo. Vale a visita.



Agora se você tá afim mesmo de ver miniaturas de animes, HQs e coisas do gênero, o lugar perfeito é a Liberdade. A região dos orientais de Sampa tem uma galeria chamada SoGo que é uma verdadeira zona. É uma Galeria Pagé menor. Mas em compensação, se você é aficcionado em Card Games, RPG, HQs, bonecos, miniaturas, games originais e afins, aqui é prato cheio de verdade.



Acho que já deu pra perceber que eu gosto de bater perna né?

Alcofa (que acha que o novo albúm do Iced Earth, independente de ter Barlow de volta no vocais, vai ser "mais do mesmo", e um pouco contente - mas com o pé atrás - com o pouco que escutou do novo albúm do Metallica, nos vídeos que tão rolando na net do tal "Mission Metallica")

1 Comments:

Blogger Luwig said...

Vou imprimir esse texto quando porventura pintar por aí.

Ahhh... e cê ainda tem dúvida que fez um bom negócio? Paguei 49 paus no 'Um Crime Perfeito'!

Maldito sortudo!

6:55 AM  

Post a Comment

<< Home

|