Tuesday, April 15, 2008

Como deter um Super Homem?

Esta é uma pergunta que volta e meia me atormenta. Os exemplos de personagens overpower na linha do nosso querido Superman são enormes. Todos tem sua escala de poder, mas eu sempre achei que quase todos são muito mal explorados. Talvez só o caso mais recente, o Omni Man das HQs do Invencível seja o melhor aproveitado. Porra, o cara rasga seus inimigos ao meio! Desmembra!! Nem o Hulk nas suas ultimas fases estava fazendo isso!



Enfim. Quando vemos um super homem por ae, já vamos logo pensando em suas fraquezas coisa e tal. Mas e quando o cara literalmente NÃO as possui? O próprio Clark é um exemplo gritante disso. Tudo bem, ele se fode com Kriptonita, mas é algo que você não encontra em qualquer esquina. Se bem que ouve uma época em que você achava até no camelô... E o Capitão Marvel, da DC? Exemplo melhor: a familia Marvel em si. Eles são praticamente imbatíveis!



Acho que o Cap Marvel ao lado do Omni Man é um dos piores exemplos! Nas HQs nós sempre vemos uma solução milagrosa para quando estes personagens saem de controle. Mas e se tal solução inexiste?

Na DC, ao meu ver, para deter o Superman DE VERDADE sem ser com alguém do seu nível (porrada pura), você pode pegar alguém que mexe com magia ou possua artefatos místicos, ou alguém que consiga simular a radiação de um sol vermelho. Mas, ae vem o "foco" do texto novamente: o Superman é um cara que se move como o Flash! Antes de você fazer, ele pode te cortar ao meio! Pelo menos o Omni Man faz isso ... hehehe. Já deter alguém como o Cap Marvel é mais complicado. Você pode até pensar em um telepata, afinal, o cara não precisa chegar perto. mas o Marvel possui a Sabedoria de Salomão que, inevitavelmente (se for um roteirista de bom senso) achará uma solução para isso.



Nem vou citar o Hulk neste texto porque ele é o supra sumo da destruição. O Clark tem o estilo e a capa. O hulk tem o "muque" e a raiva para combater tudo. Esta ultima versão do Hulk, segundo a própria Marvel, em seu estado "normal" tem a força do Hulk Selvagem quase em seu limite. E ele ficou ainda mais forte por causa dos eventos em Planeta Hulk. E quanto mais bravo Hulk fica...



Talvez um lanterna verde dos bons detesse o Clark. O Jordan atual não conseguiria, pois ele é o "Jordan de prata". Talvez o Jordan pré-Parallax sim, pois ali ele estava no auge da força de vontade, que é o que torna um lanterna praticamente imbatível quando quer. Muitos podem pensar no Eon, mas como vimos há pouco, o Superman Prime limpou o chão com ele ...

Pensando friamente (e nem citem o Batman!!!): como deter um super homem?

Alcofa (que estranhamente está escrevendo para o blog quase todos os dias ... acho que ando numa fase criativa boa ... problema é quando ela acaba! Escutando o sempre clássico e mega fododnico Hell Awaits, Slayer)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bem, no que toca a "onipotência" de um "Super-Homem", acho que o mais poderoso que já vi é o Clark Kent da linha 'All-Star' seguido do próprio em 'Reino do Amanhã'.

Nesses dois exemplos a Kryptonita não corresponde risco algum para sua fisiologia, sem falar de acréscimos providenciais como a "inteligência" amplificada.

A solução para a vulnerabilidade a magia e a radiação solar vermelha, como você bem frisou, é pura questão tática e facilmente combatida (se roteirizada de uma maneira paupável, é claro).

Não discordo de você que Nolan Grayson seja de fato um "Super-Homem" imbatível, mas é a ausência de escrúpulos que determina isso.

Mas justamente por conta disso, acho que ele pode ser contido, assim como Prime o foi em 'Crise Infinita' e no clímax de 'Sinestro Corps War'.

Grande Abraço.

6:53 AM  
Blogger doggma said...

Já cortaram o Batman logo de cara, aí fica difícil, rs...

Gostei do que o Luwig frisou aí. Ausência de escrúpulos determina muita coisa nas HQs. Lembro logo do Maestro e do Michael Redstone.

Pra parar um super-homem só apelando pro psicológico mesmo. O Lex de "Red Son" teve uma boa idéia neste sentido, mas todos nós sabemos que não seria tão fácil. Falta aliar isto a algum nível de execução prática, igual ao que o Falcão Noturno (não é o Batman! heheh) fez com o Hipérion.

Pra ser sincero, um super-homem no mundo real seria um alvo gigantesco. Ele não teria chance contra a perversidade e escrotidão de alguns milhares de seres humanos com orçamento bilionário.

2:26 PM  
Blogger doggma said...

Ah, duas observações: 1 - esse action-toy do Super é muito foda; 2 - pô, essa é a imagem mais sinistra do Capitão Fraldinha que eu já vi! Parece que tá possuído pelo Cão!

2:31 PM  
Blogger Alcofa said...

Ora bolas, meus vistantes mais "olders" de uma tacada só!

Vamos lá: Bem, eu tbm acho que a unica maneira é apelar pro lado psicológico. Até mesmo se vc pegar um telepata brabo na frente do cara, é bem capaz dele levar um sonoro "clap" no meio das fuças...

Nossa, o Redstone. Eu tinha me esquecido dele! A cena em que ele sai jogando gente pra td qto é lado dentro do shopping ficou imortalizada até hj! E falando sinceramente: só li este primeiro volume mesmo do esquadrão ... o resto os caras fugiram muito da idéia inicial, que era ótema.

Porra, eu falo pra não citar o Batman e os caras vem com o Falcão Noturno ... shit!

Dogg, nem me fale dessa estatua do Azulão: sou doido por ela. Já vi no ML um montão de vezes, mas pagar 150 paus em um unico boneco pesa demais ...

Gde abraço pra ambos!

8:53 AM  

Post a Comment

<< Home

|