Tuesday, April 01, 2008

Preparar... Apontar ...

O texto de hoje vai ser pura esculhambação. Hoje estou motivado a destruir algumas coisas que venho lendo na Marvel Comics e na DC Comics.

Todos sabem da cagada que a Marvel está fazendo com um de seus personagens mais queridos, o Homem Aranha. A saga Guerra Civil desagradou muita gente (eu gostei de algumas coisas dela, mas não como um todo, pois suas consequencias foram mal exploradas). A morte do Capitão foi algo muito bacana, mas parece que o personagem (ou alguém com seu uniforme) vai voltar logo mais.



A DC e suas crises que já deram no saco. Crise de identidade, infinita, final ... puta que me pariu, pra que tudo isso?

A verdade é: o que importa hoje é grana. Esse lance de cagar a vida do Aranha e depois mudar tudo e ainda mostrar o infeliz como um Skrull (claro que eles vão mostrar um outro Parker, que é o que não fez o pacto com Mefisto. Que ao meu, sendo um ser que pode MUDAR A REALIDADE, deveria muito bem saber se o cara é um Skrull ou não...) foi a gota d'água. Na DC eu nem quero imaginar o que vai ser essa tal Crise Final, mesmo tendo o tão adorado Grant Morrison nos roteiros. Defendo que este cara não é tdo isso que pintam por ae. Sua fase em Homem Animal é muito bacana, Sete Soldados é ótimo e Invisíveis sim, é algo realmente muito bom. O resto é tudo material super-estimado.



O que está realmente me irritando é esse lance de "grande evento", "grande saga", "épico arrebatador" e blá-blá-blá.

Worl War Hulk foi sim, muito boa. Seus tie-ins foram (em sua grande maioria) consistentes com a proposta da série e ali o Hulk mostrou porque é o pica grossa da Marvel. Mas ae, vem Loeb com um "Hulk Vermelho"...

Hulk Vermelho. Pacto do Aranha com o capeta. As consequëncias de Guerra Civil. A fase super mal elaborada dos Vingadores (pow, o Bendis tava tão bem no início...). Na Dc os acertos estão sendo bem maiores que os erros. A unica coisa que me irrita de verdade lá é a porra da Crise. Lanterna Verde é de longe o ápice da editora em anos, a fase do Batman pelo Morrison está interessante (e não clássica... pelamordedeus) e a Liga está bem bacana. Mas é só.

Quer saber? Graças a Deus que ta saindo Pixel Magazine da vida, 100 Balas (PERFEITO em letras garrafais mesmo), Mortos Vivos, Invencível, a volta do Dragon (YYYEEESSS), porque de Crises da vida e conspirações alienígenas, eu já estou DE SACO CHEIO!!!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E "All-Star Superman" é "superestimado" também, parceiro?

Olha lá a resposta!

Rapaz, individualmente, tenho gostado bastante das propostas dos autores nos medalhões da DC...

Wally voltou com tudo recentemente sob a batuta de Mark Waid; Diana teve um reboot interessantíssimo por Allan Heinberg; Paul Dini tem feito one-shots bacanas com o Batman, certamente as histórias que ele não teve a chance de materializar em 'Animated'; Kurt Busiek tem me surpreendido em 'A Queda de Camelot' em Superman; e o Johns, minha Nossa Senhora, tem chutado o pau da barraca bonito com Hal Jordan e os demais lanternas.

Olha que nem citei o atual momento da SJA, tão pouco a LJA de Dwayne Mcduffie (que, diga-se de passagem, não tem deixado nada a dever em relação a de Brad Meltzer).

O lance é que a Marvel tem uma nação ferrenha de fanboys que até reclamam dos rumos das revistas, mas prezam demais pela "numeração" de suas HQs para deixar de comprar antevendo uma etapa ruim de seu personagem (como "Brand New Day").

Fato é que o leitor DCnauta por, em verdade, ser historicamente um eterno sádico... tem um apuro melhor na hora de escolher o que vai comprar, quiçá ler.

Não acho que a Marvel vende mais porque tem mais qualidade, vende mais porque, como disse, tem leitores fiéis, pau pra toda obra, que se possível comprariam até os excrementos de Logan ou de Peter.

O consumidor de títulos da DC, na maioria da vezes, compra o que efetivamente é legível... quando se contraria, as vendas realmente caem, vide 'Countdown' e 'Amazons Attack'.

É bem verdade que a Marvel tem um cast de roteiristas que é uma verdadeira constelação de astros e sabe se vender melhor que a DC, mas só vejo realmente concisão e qualidade nas páginas de 'Daredevil', 'Punisher Max' e 'Astonishing X-Men'...

O resto é até bem intencionado paca e tem rendido ótimas seqüências (como a morte de Steve), todavia o hype exacerbado de tramas requentadas, as quais estamos lendo novamente, só atestam a melhoria da arte e da escrita, só não das idéias.

Estou falando de "WWH" que é um remake com mais pirotecnia da saga oitentista do "Exílio"... e a "Invasão Secreta" uma revitalização descarada de tudo que já se fez com aqueles alienígenas estúpidos (até mesmo do que Millar fez recentemente no primeiro volume de 'The Ultimates').

Mas vou ficando por aqui, caso contrário passarei o dia inteiro aqui vociferando minhas repulsas com os quadrinhos mainstreem da suposta "Casa das Idéias".

Grande abraço.

5:44 AM  
Blogger Alcofa said...

Ok. Allstar Superman é foda. EU ADMITO!

Sobre Mark Waid e Flash, uma coisa é fato: ninguém MESMO escreve melhor o velocista escarlate (porra, soou legal!)do que Waid. Indiscutível!

Eu te falei que Kurt Busiek manda bem ...

Agora, uma coisa que insisto na Marvel: os X-Men MORRERAM!!! Acabou!!!

Lá só Demolidor, Punho de Ferro, Capitão América e mais algumas (poucas) coisas que não me recordo agora...

abração meu velho!

5:56 AM  

Post a Comment

<< Home

|