Wednesday, March 12, 2008

Fugindo do habitual

Prédios caindo. Gente voando. Porradas que derrubam montanhas. Planetas explodindo. Este é meu gênero preferido de HQs. Boas tramas, muito mistério, tripas pra todo lado e temas não tão comuns. Este é meu segundo preferido.



Mas e quando você lê algo que foge completamente disso?

De uns tempos para cá, eu ando lendo muita coisa diferente. To tentando fugir um pouco de HQs de heróis/pseudo heróis. Não que eu não goste masi ou tenha enjoado. Longe disso! A verdade é que ler um Calvin & Haroldo, Asterix, Tin Tin e tantos outros de vez em quando é bom. De verdade. Assim eu consigo para de sonhar com o final de 100 Balas, ficar angustiado esperando os encadernados de Preacher, parar de roer as unhas pra ter logo WW Hulk em casa... Enfim. Fugir do habitual.

Foi com este pensamento que eu entrei no sebo semana passada. E saí de lá consideravelente mais pobre.

Existem alguns sebos em Sampa que são verdadeiros paraísos. Ou você acha muita coisa em estado mediano, ou acha pouca coisa em estado perfeito. Mas você SEMPRE ACHA alguma coisa. Isso é fato. E revirando as estantes de HQ (quase comprei Supremo do Alan Moore, mas acabei desistindo) no sebo, encontrei todos os numeros publicados até então do Bone, de Jeff Smith.



Explicar Bone é oomplicado. Ao meu ver, a série pode agradar facilmente todos os públicos, porque ela às vezes é bem descontraída (um enorme ponto positivo pra isso), às vezes tem umas reflexões bem sérias (principalmente a respeito de responsabilidade e amadurecimento) e tem doses cavalares de humor. Isso é fato. Ver as trapalhadas dos primos Bone e, Phoney Bone que é um puta de um sacana, é gratificante. Olhando bem, às vezes Phoney e Smiley Bone parecem muito com Pinky e Cérebro, da Warner Bros, personagens estes que possuem um lugar enorme no meu gosto pessoal. Fone Bone, que é o protagonista da série (mas muitas vezes fica ofuscado por causa dos momentos hilários de Smiley Bone), funciona como um meio termo na série.


Imagem da adaptação pra PC, bem bacana


O fato é que Bone não caiu nas graças do público brasileiro. O por que disso, ninguém sabe. Talvez seja pela editora que o publica, a Via Lettera, que é famosa por cobrar preçso exorbitantes e a qualidade de suas publicações SEMPRE é discutível. Acho que o único acerto real dos caras foi Maus, que sai perfeito e com um preço justo. E outro grande mal da Via Lettera: periodicidade. Eles publicam quando bem entendem, essa é a verdade. Como meu contato com a série é muito recente, tava pesquisando sobre a publicação da mesma no Brasil e notei que a Devir ia assumir a mesma, publicando encadernados exatamente iguais aos originais, mas com um detalhe: eles teriam como base a noa republicação da série, totalmente em cores. Tudo bem que um dos grandes charmes da série é justamente por ser em preto e branco, mas vi a edição americana colorida e gostei bastante do resultado final. De verdade. Mas por causa de um problema de comunicação com os detentores da série, a Devir perdeu os direitos de publicação, e ficou com a 1a edição encadernada impressa e encostada. Prejuízo geral. Mas fica a dúvida: a Devir é famosa por cagar algumas publicação que assume. Será que isso acontecereia com Bone também? Será que estamos na vantagem com a publicação duvidosa da Lettera?



Fato é que saíram até agora 12 edições de Bone no Brasil (pelas minhas contas vai ser um total de 18) e todas com preços salgados demais. Por meras 70-80 paginas em preto e branco, você paga mais de 25-30 paus. Sejamos sinceros: isso é CARO PRA CARALHO!

Mas eu tenho mal de colecionador. E to atrás das edições. Já consegui 9 até agora e, como já disse, os sebos às vezes são a salvação de colecionadores ou gente que ta com a grana curta. Por módicos 10 reais cada edição, eu engordei ainda mais as intermináveis fileiras de HQ em casa... Mas fica meu medo: e se a Devir conseguir novamente os direitos? Provavelmente eu vou comprar tudo de novo ... só que em cores desta vez.


Dupla impagável


Fato é: Bone é legal, divertido e prazeroso de ler. Totalmente descompromissado em assumir um gênero. O objetivo do autor é só contar uma boa história que entretenha. E ele conseguiu isso em 55 edições.

Altamente recomendável para quem gosta de boas HQs.

Alcofa (que odeia esse lado de colecionador compulsivo dos infernos ... escutando um novo som do Testament que vazou ... foda!!!!! Mas ainda não é o album .... vaza logo porra!!!!)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Acho que vou morrer esperando Bone sair de forma decente aqui no Brasil...

7:05 PM  
Blogger doggma said...

Bone é foda... em termos de publicação nacional, tá no mesmo pé que Concreto e Goon. Lamentável a situação, Datena!

Também estou sofrendo os efeitos colaterais destes mergulhos nos sebos. Simplesmente não há espaço pra mais nada. Tô pensando em alugar um depósito.

Ps.: vazou o último do Dezperadoz também, cara...

12:10 PM  
Blogger Alcofa said...

Luis: não sinta-se só ... to junto com vc !

Dogg: falae hombre! Cara, Bone é viciante ... simples assim. E estou até EVITANDO de passar na rua do sebo ... ta foda ... o cara já decorou meus horários e me chama no meio da rua !! hauhauhdeuahu. Fala coisas do tipo: chegou uns albunsd eluxo aqui que eu tenho CERTEZA que vc vai gostar ... manipulador dos infernos!

To indo já atrás do Dezperadoz!

See ya!

4:36 PM  

Post a Comment

<< Home

|