Monday, July 07, 2008

O Dia em que o Alcofa enloqueceu ...

O que leva um ser humano à loucura? Muitas pessoas tecem várias teorias sobre isso, mas eu tenho algumas linhas de raciocínio bem óbvias:

-Quando ele vê tudo o que ama desaparecer na sua frente em instantes;
-Quando ele é provocado até o limite;
-Ou quando ele enxerga algo até então incompreensível para sua mente, e muitas vezes, isso permanece assim.

No meu caso, acho que foi a última opção. Presenciei algo que quase me arrancou das raias da sanidade, que me fez andar por corredores escuros cheio de portas sombrias com coisas espreitando à minha volta.

Em bom protuguês:

Vocês presenciarão eu REVERENCIANDO um dos caras que mais adoro falar mal. Sim, ele mesmo...

O Batman.



Logo após ver Batman Begins nos cinemas, eu saí de queixo caído. Os rumos tomados naquele filme indicavam que um caminho certo estava sendo tomado e, saber que aquilo teria uma continuação me deixou quase "palpitante". Mas foi na semana passada, ao terminar de assistir o anime de Batman: The Gotham Knight, que eu realmente pirei. Pois foi logo ao final daquilo que eu enfiei na cabeça que iria escrever um post "endeusando" a obra e até mesmo falando bem do personagem.

Batman: The Gotahm Knight vem com o mesmo nome do filme que irá estrear logo mais, daqui há poucos dias. A animação é soberba, as cenas de ação de tirar o fôlego e blábláblá. Mas não é isso que me deixou literalmente de "pau duro" ao ver o filme. Foi a representação do mito do personagem que, sempre foi o que eu mais gostei nele. Nada de Batman ultramega inteligente (não que ele não o seja, pelo contrário), nada de Batman com síndrome de Wolverine, nada de Batman com mamilos e saltinhos mas, sim senhoras e senhores, o Batman que é quase irreal, que quase ninguém vê e, quando o faz, teme ante sua presença. E é justamente isso o que mais se vê nesta pequena pérola da animação recente.



O filme é dividido em vários contos e, justamente o primeiro é o que mais "representa" o que quero dizer aqui. Vemos várias crianças falando sobre o Batman e, cada uma delas o representa a seu modo: um demônio das sombras (excelente essa parte), um verdadeiro morcego humano de aspecto demoníaco, um cavaleiro de armadura "badass" e por fim, o próprio na frente dos pequenos. Os outros contos seguem a mesma linha: mostram o lado "mito" do personagem. Mostram como Batman é algo quase folclórico na cidade, onde muitos temem (e odeiam) só a citação de seu nome, como o Detetive Allen (saído diretamente de Gotham Central). Claro que temos a ação "mui foda" que todos gostam de ver, quando o Batman arrebenta meio mundo na porrada tranquilamente. A cena em que ele salva os detetives do tiroteio entre as facções de mafiosos rivais mostra isso claramente. O lado hightech do personagem também está bem representado no conto onde vemos Lucius e seus brinquedos para o patrão e, um deles, afirma ainda mais o aspecto "mito" do personagem, onde ele fica parado e as balas simplesmente não o atingem. Quer algo mais assustador na cabeça facilmente manipulável de um criminoso?



Nem vou citar "Deadshot", pois ali está um dos meus personagens preferidos não tão bem caracterizado (ele não tem medo algum de morrer, coisa que não é bem representada ali, mas que não estraga em nada o conto), mas a qualidade da luta entre ele e Batman é soberba.

Um filme pra baixar. Assistir. Ver de novo. E antes do filme estrear, mais uma vez.

Da mesma maneira que o primeiro filme foi fortemente influenciado por outras obras do personagem (como o ultimo episódio da primeira temporada do Batman the Animated Series e Batman ano Um), este filme animado também foi. Procurei uma série de coisas que podem ter influenciado os escritores do desenho para esses contos e, ali vemos claramente o Batman do Ano UM e, um toque aqui e ali do personagem em sua fase aúrea por Neal Adams. Sim, Batman recentemente teve histórias MUITOS boas escritas até mesmo pelo féladaputa do Jeph Loeb (Longo Dia das Bruxas e Vitória Sombria são bem legais, isso é fato), mas como sua fase por Miller, Adams e tantos outros mais "eighties", eu não consigo delinear. Existe gente melhor do que eu na net para isso.



Parabéns a DC Comics por mais uma vez mostrar como é qu se faz DE VERDADE uma animação PARA FÃS. E um belo e enorme "SE FODEU" para a Marvel por continuar errando neste campo tão prolífero... É só ver a amis nova animação da empresa, onde vemos uns "mini" Vingadores... Me recuso a escrever sobre isso.

Alcofa (satisfeitíssimo com esse anime, o que me fez ir atrás de Longo dia das Bruxas e Vitória Sombria nos sebos, mas desta vez sem sucesso ... tive que reler em scans mesmo. Se alguém souber onde tem em Sampa, please, dá a dica!)

Labels: , , , ,

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Porra, a Panini não solta a versão encadernada de "O Longo Dia das Bruxas"...

6:30 AM  
Blogger Luwig said...

É meu amigo, não adianta negar, você é um fã (fanático) enrustido do morcego. Aquela história, quem tanto desdenha, quer comprar!

Lembra dessa?

http://pulseluwig.blogspot.com/2005/10/indo-e-vindo-mais-uma-vez.html

Ahahahahahaha...

Meu preferido foi o 'Lidando com a Dor' do Brian Azzarello.

Postei ainda agora minhas impressões, vai lá e confere!

Abração.

8:28 PM  
Blogger Alcofa said...

putz cara, bateu um saudosismo do caralho lendo esse post antigo ae ... nem me lembrava dele ! hehehe

legal aqula época ... cabeças diferentes, maneiras de escrever diferente ... legal mesmo. gostei de "relembrar".

abração!

4:36 AM  
Blogger Washington Ojuara said...

Show de bola. Dei uma olhada em um documentário com algumas imagens do desenho. ta na lista.

7:58 AM  
Blogger doggma said...

Além da exuberância técnica e criativa, a animação foi acima de tudo oportuna. Captura bastante da essência enegrecida de Bruce. Foi feito pra ver antes do filme MESMO. Tu já entra na sala sentindo o peso de Gotham.

Aliás... comprei o encadernado de "O Messias". É mais um para degustar lentamente antes do filme.

1:14 PM  
Blogger doggma said...

Ah... e como marvete me dói admitir isso, mas a DC brinca de fazer animações fora-de-série. Se ao menos o Cap fosse da DC, né Alcofa... :D

1:18 PM  
Blogger Alcofa said...

Dogg: cara,. eu tbm sou fã de O Messias ... principalmente pq o orelhudo come o pão que o diabo amassou lá ... hehehe

E a Marvel é muito burra por continuar insistindo no erro com suas animações ... vamos ver se esse hulk versus wolverine vinga ...

abração!

2:15 PM  
Blogger Unknown said...

Maninho, em off, me passa o link do Vitória Sombria.

Valeu!!!

7:33 AM  

Post a Comment

<< Home

|