Monday, June 23, 2008

Mais do mesmo?

Que o meu descontentamento com os mutunas da Marvel é grande, isso todo mundo sabe. Acho que os personagens caíram numa eterna repetição e, fica naquele círuclo sem fim: Wolverine perde o controle, ganha o controle; Ciclope tem crise de homem brocha; eles salvam o universo uma vez or semana e blábláblá. Com a passagem de Grant Morrison pelo título, algumas coisas realmente interessantes foram inseridas no universo dos personagens. Outras nem tanto. E outras foram bem desnecessárias. Aquele papo do Xorn ser o Magneto o tempo todo e NINGUÉM perceber, foi de foder. Dae os "superultramegahiperdesenvolvidos" sentidos do Wolverine não servem pra nada né?

Enfim...

A fase do careca super estimado foi até boa. Os encadernados que a Panini venha futuramente lançar, eu irei comprar (pois não compro o título mensal deles há MUITOS anos). Dae veio a fase com Joss Whedon e John "eu desenho pra caralho" Cassaday. Li o primeiro arco na época e disse em alto e bom som: mais do mesmo. A série chegou a sua conclusão recentemente (nas mãos dessa duplas, pois a numeração vai continuar sob a batuta de Warren Ellis) e eu inventei de baixar tudo de uma vez e ler tudo de uma vez.



Vamos lá...

Por incrível que pareça, eu até GOSTEI dessa fase dos personagens. Continuo achando Ciclope um dos personagens mais loosers de todos os tempos, mas tenho que admitir que ele foi relativamente bem trabalhado aqui. Mas achei completamente jegue esse lance da Emma (G-O-S-T-O-S-A) fazer ele perder a "trava" que ele tinha imposto a si mesmo, que era o não controle do seu poder. Mesmo caso do Xorn: o cara era mancebo de Charles Xavier e comia a Jean Grey, dois dos telepatas mais fortes que já se teve notícia, que quase fuderam sozinhos a entidade "Massacre" e blábláblá. Ae vem a Emma e faz isso, assim, como quem pinta as unhas ...

Wolverine ao meu ver, foi devidamente caracterizado na sua melhor forma: fala pouco, com comentários sarcásticos e bem bolados. Tá perfeito assim. Confesso que aquele papo de Wolverine Samurai-Ninja-Agente-Padeiro-Pizzaiolo-Carteiro-Federal é uma das maiores merdas da Marvel. O personagem em sua essência é isso: um baixinho encrenqueiro, turrão, beberão e boa praça. E só.

Kitty foi com certeza o personagem melhor trabalhado em toda a série. Tudo bem. Os caras forçaram PRA CARALHO com o lance da bala gigante, mas foi legal. Mas o amadurecimento da personagem na série foi mostrado de maneira muito legal. Parabéns a isso.

Colossus. É por essas e outras que eu mando muitos títulos à merda. Pô, o cara teve uma morte significativa, especial até. Morreu por uma causa nobre. Ele sempre foi um dos personagens mais íntegros e bem construídos da editora. Claro que teve sua fase papaquada aqui e ali, mas quem não teve isso na Marvel? Sempre fui fã do russo. Mas a desculpa para sua ressurreição ... em poucas palavras? I don't give a fuck!

Emma é um daqueles personagens que eu acho meio absurdo estar entre as fileiras de equipe. Ok, meio mundo vive com o pé atrás com ela. Faz sentido. O lance do poder secundário (ou mutação, anyway) eu sempre achei meio jegue, afinal, ela já é um dos telepatas mais fortes do mundo (ô listinha que não acaba) e sempre foi uma das mais malvadas também. Mas sua "rendenção" entre os mocinhos até teve seus momentos bacanas. Na verdade, às vezes eu acho que os X-Men funcionam meio como a Febem (fundação casa meu saco...): tem um monte de pseudo marginal naquela porra! huahauhauahuahauah. Os caras vivem tentando reabilitar alguém e, assim como a Febem, sem muito sucesso.

O Fera sempre foi um dos personagens que mais gosto na Marvel. Sua fase clássica nos Vingadores até hoje é saudosa (êêê Panini, clássicos ae com o cara, por favor!) e, com o passar do tempo, o aspecto "cientista" do personagem foi sendo mais evidenciado e, seu senso de humor, foi aos poucos deixado de lado. O antes fanfarrão (lembram dos porres homéricos que ele tomava com o Magnum?) foi tornando-se um cara com piadas bacanas, depois discretas, depois ácidas. E chegou um momento em que elas quase sumiram. Sua nova transformação foi algo que me chocou. Sério. Achei ela de extremo mau gosto. Mas ela também foi a causa da quase mudança total de personalidade do personagem. Sério. Sisudo. Introspectivo na maior parte do tempo. Ele foi enclausurando-se mais e mais nos laboratórios ao ver que sua nova aparência afastava (mais) as pessoas. E nesta fase, Joss trabalhou isso MUITO bem! Frank Quitely deixou o Fera bem felino na sua passagem pelos X-Men e, Cassaday acabou humanizando o personagem um pouco mais no seu traço.



Nem vou comentar sobre os outros personagens que até tiveram algum destaque nessa fase da equipe porque senão o texto fica longo demais e ninguém lê isso até o fim. Mas ao meu ver, "Armadura" vai ter o papel que foi de Kitty durante anos nas fileiras da equipe: a de "piveta que tem algo a provar". Vamos ver se dá certo.



A fase do grupo foi realmente legal e já está até saindo coisas mais comentadas lá fora, como o arco "Complexo de Messias". Mas eu não faço questão alguma de ler. Quem sabe daqui um ano ou dois, porque pra aguentar a "punheta seca" do Ciclope é foda. Nada contra os fãs do personagem. Acho ele um dos maiores líderes da Marvel (mas não ganha do Cap América, Bwhauehwuahuehuwhuahuhuehuaha) e um excelente combatente, mas esse papo eterno de "Jean Grey" já deu no saco há MUITO tempo!

E tenho dito!

Alcofa (que vai comprar (se sair) os encadernados dessa fase ... escutando Death Angel, Act III ... Thrash Rules!)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Como sempre tu tenta se conter até o último minuto, mas não consegue passar sem a clássica "mas não ganha do Cap América". Cê tá virando um clichê de si próprio, amigo!

Quanto ao que você falou do Hank, já tem caboclo por aí especulando que ele foi um dos substituídos pelos Skrulls e que a contra-parte dele que saiu daquela nave na Terra Selvagem é na verdade o original. Aliás, no especial "Em quem você confia", esse suposto Fera genuíno trava um diálogo pra lá de interessante com o Simon sobre as diferenças (de humor) entre ele e essa "Fera" da Disney que tá por aí. Pode até ser lorota, mas que tem muita coisa ali que faz sentido, isso tem.

Abração.

1:17 PM  
Blogger Alcofa said...

Luwig, meu velho ... se eu parar de falar do Cap aqui, isso deixa de ser o Alcofa Millenium! kkkkk

entaum, vou te confessar: to fazendo força pra NÃO LER invasão secreta. Motivo: to de saco cheio dessas de "era tudo mentira" o que vc sabia até então... sei lá, soa como um desrespeito ao leitor na maior parte do tempo. Não vou falar qe não to baixando as HQs pq eu estaria mentindo ... eu baixo e dou uma "folheada" nelas ... vi a mulher aranha falando pro Stark que ele é um skrull e ta tão bem treinado que não consegue ver a verdade ...

mas é isso. Acho que tem muita coisa boa na net (e nas bancas) pra ler. Então, to "passando" Invasão Secreta, sinceramente.

Grande abraço meu velho!

7:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

já tinha te falado que essa fase whedon/cassady era boa! foi o que me fez voltar a ler algo dos mutantes, tirando a fase do millar em wolverine.

falando em whedon, já leu runaways? ele tá escrevendo um arco agora, depois que o criador da série saiu. série foda!

mesiah complex é bem legal sim, e a série nova do cable parece que vai ser boa também.

sobre o encadernado do madman, era da pixel sim!

agora comprei no sebo a min do space ghost (divertida, tipo uma hqda heavy metal mais light) por 7, recomendo! tem que garimpar bem nos sebos que dá pra achar coisas boas.

quando tenho tempo, vou naquelas mais "sujos" e zoneados, pra pegar alguma coisa que me falte ou que ache legal por um preço bom. aí se ficar faltando uma edição só, vou num outro que é bem mais caro, mas tem quase tudo de uns 4 anos pra cá eheh.

já viu o hulk? não achei tão foda quanto homem de ferro, mas é bem legal sim! achei tão bom quanto o do ang lee, mas são meio que opostos. aparece o soro do supersoldade! momento nerd ahahaha. e aparece o tony stark, claro.

agora é esperar o batman estrear (mas tem wall-e e hancock antes, que devem ser bem legais).

até a próxima cara!

6:30 PM  
Blogger Alcofa said...

falae meu velho, blz?

cara, achei runaways interesante. Mas só isso. Gostei da idéia inicial dos personagens e como a história se desenvolveu. Mas pra "time de pirralhos ou pós adolescentes", ainda prefiro os Titãs de Wolfman/Pérez.

É, os sebos ... que poder arrasador que eles tem sobre nós, não é mesmo? hehehe

Cara, também to morrendo de curiosidade pra ver Wall-E... Já hancok eu vou esperar vazar o DVDRip na net, dae eu vejo.

Abração!

8:18 AM  

Post a Comment

<< Home

|