Wednesday, June 25, 2008

Neverwhere

Ok. Neil Gaiman é um dos caras mais talentosos que já vi na vida quando o assunto é o "faz de conta" e principalmente se isso está carregado de referências mitológicas, históricas e cheio de pitadas de coisas legais e atuais. Como romancista, Gaiman já escreveu livros excelentes (Os Filhos de Anansi, Caçadores de Sonhos, Stardust), Bons (Deuses Americanos) e medianos. E é justamente nesta última categoria que Neverwhere (Lugar Nenhum no Brasil) se encaixa.



Para quem não sabe, Neverwhere nasceu como série de TV em seis episódios de aproximadamente 30 minutos cada, feita para a BBC de Londres. Baixei a série e assisti (dia desses), mas li o livro primeiro. O livro é uma transcrição da trama contada nos episódios para as páginas do livro. Então, se você não tem muito tempo para ficar em frente a TV, leia o livro.

Na trama, vemos o jovem Richard topar acidentalmente com um ser da "Londres de Baixo", uma espécie de mundo etéreo que existe exatamente abaixo de nós. Digo "etéreo" porque ás pessoas não veêm os habitantes de baixo, e quando os vêem, logo esquecem. Richard acaba por se envolver numa trama de traição e assassinato e vemos ele perambular para lá e para cá com várias figuras pitorescas, como o Marquês de Carabas (melhor personagem do livro), os Monges Negros, Door (a garota que coloca ele nessa confusão toda) e os bem sacadados Sr Croup e Sr Vandemar. O livro é relativamente curto (384 páginas) e você lê ele rapidinho.



Bom, a história em sí é básica ao extremo. De verdade. Se você já leu "Alice no País da Maravilhas", você notará uma série de semelhanças, desde o fato do personagem central estar perdido e confuso em um mundo novo e totalmente estranho para ele quanto o amadurecimento do msmo durante a trama. A ambientação é bem bacana. Na verdade, é o principal atrativo da história como um todo. Os personagens, salvo raras exceções, são todos sem carisma ou algo que te faça lembrar deles de verdade. O legal da história é a idéia como um todo, e só. A série de TV é ainda pior: a ambientação mostrada lá é bem bacana, de verdade. Mas as atuações são ou horríveis, ou péssimas. Digno de nota MESMO na série é o ator que encarna justamente o Marquês de Carabas.



O livro vale a leitura. É agradável, mas é só. Já a série, para quem quiser ir atrás, uma pesquisa básica no Google e você encontra facilmente o torrent da mesma ou, se não estou enganado, hospedada em arquivos fixos já legendados. Vi em algum lugar mas não lembro direito onde. Para quem for atrás do torrent, aconselho ir no legendas.tv e ver o nome da versão das legenas e baixar essa versão, pois a sincronia das mesmas estão perfeitas.



Um ultimo recado: já está na net o torrent do MARAVILHOSO MEGA FODÔNICO PRA CARALHO PUTAQ UE PARIU QUE PERFEIÇÃO DA PORRA DOS INFERNOS FODEU DE VEZ desenho animado Batman: The Gotham Knight. Já assisti sem legendas (acho que até domingo as legendas saem na net) e posso afirmar sem medo: a MELHOR ANIMAÇÃO de todos tempos sobre um super herói. E pra deixar o povo que ainda não viu salivando: tem uma cena de luta entre o Pistoleiro (Deadshot, um dos meus personagens preferidos na DC)e Batman em cima d eum trem que é tão foda, mas TÃO FODA, que eu vi ele no mínimo umas 5 vezes... Sério!





Fica como assunto para um próximo post. E é claro que os adoradores do morcegão provavelmente vão fazer uma resenha antes da minha. E bem melhor por sinal, pois reconheço e admiro o talento de ambos para falar bem do cara que apanha do Cap Ameríca.

É claro que eu não ia terminar o post "endeusando" o Batman né? hehehe

Alcofa (que acha que Neverwhere te faz ver os moradores de rua de maneira diferente, que acha que vai surtar quando FINALMENTE ter em mãos o ultimo volume de Sandman pela Conrad, que acha que o filme novo do Batman vai literalmente arregaçar tudo, que acha que Cris Nolan é um cara que está na profissão certa, no momento certo e trabalhando da maneira certa, que acha que os detratores de Zak Snyder tem tudo mais é que se foder e que acha que acha demais no final das contas ... Escutando o Killing Season, Death Angel ... cara, como esse albúm é bacana!)

Labels: , , , ,

4 Comments:

Blogger Luwig said...

Cara, se tu, um bat-infiel de segunda, tá se desmanchando desse jeito...

Meu Deus, o que será de mim?

8:03 AM  
Blogger Alan Farias said...

é velho ... o negócio é BÃO!

7:42 AM  
Blogger doggma said...

É, Alcofa... se o Cap levasse um soco daquele, o "A" iria parar na nuca... :D

Puta animação. DVD na certa. Mesmo processo do "Nova Fronteira"... baixar > gozar nas calça > comprar. No próximo tem de ser um da Marvel, pô.

5:30 PM  
Blogger Alcofa said...

caralho... porra ogg, tu ta ficando criativo DEMAIS nas respostas Cap versus Batman ... preciso começar a bolar um arsenal para nosso próximo embate aqui ! hehehe

É cara... tive orgasmos multiplos com essa animação. Literalmente. Gostei TANTO dela que, acredite se quiser, a mesma me MOTIVOU a escrever um post sobre o Batman!

quem viver, verá ...

abração!

6:33 PM  

Post a Comment

<< Home

|