Monday, March 05, 2007

Um pequeno pedido e um grande comentário

Os anos 90 foram terríveis, não foram? Tivenmos o Collor, o metal perdeu terreno para o grunge, muitas das HQs que amávamos perderam as estribeiras em histórias nosense (Clones? X-men em novela mexicana? Capitão américa sem soro? Super Homem azul e vermelho (parece até MMs)? Batman aleijado? Liga da Justiça Internacional encerrada?). Mas também tivemos coisas boas, como a perdas das maquiagens terríveis da década passada, a ascensão dos games como entretenimento geral, a vinda do KFC para o Brasil (que infelizmente não vingou... eta povo viciado em McDonalds...), enfim, foi coisa bagarai.

Mas nas HQs teve algo que realmente chamou a atenção de todos.

Image Comics.

Todos conhecem a história, por isso eu não vou conta-la pela trilhonésima vez. De tudo que saiu naquela época, tivemos muita baboseira (entendem: Liefield) e muitas coisas legais, que eram simples e não queriam ascender a verdadeiros clássicos. Uma delas era o Savage Dragon de Erik Larsen.



As HQs da "arma mais poderosa de Chicago" eram descompromissadas, de verdade. Vinham com aquele clima descontráido que muita gente que lê HQ por puro prazer de ler e divertir-se com tais histórias (eu) gosta de ver. E o visual? Alguns eram TÃO berrantes que lembravam (em certos aspectos, no que refere-se ao exagero de combinações de cores, e não no visual propriamente dito) as aventuras dos Novos Deuses pelas mãos do mestre JK (não, não é o Kennedy). Com amnésia, forte igual ao Hulk e tão ignorante quanto (quando o assunto era dar porrada), Dragon fez um bom numero de fãs no Brasil. Mas, como todas as HQs da Image daquela safra que foram publicadas por aqui, foi descontinuada. A única que sobreviveu foi Spawn mas, alguém ainda lê aquilo? Enfim...

Os anos se passam, saiu um especial aqui e acolá do personagem no Brasil (alguns na verdade eram edições da sua série mensal) e o verdão continua no limbo.

Novo século!!!

O metal volta com força, surgem novas bandas, as HQs voltam a ser o centro das atenções entre vários fãs do passado que tinham ido embora e surgem novas editoras no Brasil, tirando o monopólio da Editora Abril, que foi sem sombra de dúvida, a que mais desrespeitou os fãs de HQs no Brasil até hoje.

Mythos, Brainstore, Panini (a nova toda-poderosa e com uma política muito diferente da anterior), Devir, enfim, são muitas. Umas vingam pela qualidade e custo benefício, outras não tem noção da realidade (alguém ae penosu na segunda citada aqui neste parágrafo?) e cobram preços absurdos por seus lançamentos. E então surge uma editora que se dispões a publicar material da Image no Brasil. A HQManiacs.



Primeiro eles nos apresentam Invencível, uma excelente HQ de super heróis contada de maneira diferente do habitual. Mas o que realmente supreende é a maneira como ela foi publicada. Em um encadernado. Nos EUA, é comum vários titulos terem seus "arcos de histórias" encadernados em volumes de belo acabamento e impressão. Tal editora decidiu fazer isso com este titulo. Impressão perfeita, apresentação perfeita e preço justo na publicação. Nem barato, nem caro. Justo. Fica óbvio que vêm mais. O que não demora. Mais um titulo do mesmo autor de Invencível (Robert Kirkman): Os Mortos Vivos. Amplamente bem recebido e criticado nos EUA, este titulo foge do convencional e nos traz uma HQ envolvente e só tem um defeito real: a demora de um volume ao outro. Mesmo acabamento, tudo igual a Invencível. Vêm mais né?

Estranhos no Paraíso e Liberty Meadows. Amas excelentes HQs. Mas ainda falta "aquela" HQ convencional, de prédios sendo destruídos como se fossem de papelão, carros voando e tudo aquilo que alguns fãs adoram ver. E eis que somos presenteados com uma edição especial do Savage Dragon, contando sua tão aguardada origem.

Não vou fazer um release da HQ. Comprem. Vale a pena. A editora está se propondo a publicar as HQs do personagem no Brasil. Acredito eu que nos mesmos moldes citados acima. Fica aqui meu pedido aos leitores do blog e a editora HQManiacs: quero ver o Dragon no Brasil novamente. Ao pessoal que lê e gosta dele, mandem um email pros caras e esponham suas opiniões lá, dêem uma força, opiniões e incentivo real. A editora: PELAMORDEDEUS, publiquem o Dragon como estão publicando suas HQs em terras tupiniquins, por favor!!!

Grande abraço a todos!!!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Dragon era o único que prestava de todo aquele lixo do começo da Image...

3:52 AM  

Post a Comment

<< Home

|