Wednesday, January 10, 2007

10 anos depois...

Nem parece, mas 1997 ainda está fresquinho na mente, pelo menos no que se refere ao mundo da musica. Lembro que em 1996 era a época em que eu mais bebia na minha vida e saia direto, quase todo dia. Era show aqui, bebedeira ali, dormindo na casade gente desconhecida acolá, e muito, muito metal.

O Metallica tinha lançado seu album "Carregado" e sua sequencia, o "Recarregado". Ambos albuns causaram um choque na comunidade do metal, mas foi mais pela mudança drástica no visual dos caras do que qualquer outra coisa. Escutando os albuns hoje em dia, vejo como ambos são muito bons. Sim, eles não se parecem com nada que o Metallica tenha feito antes disso, mas certa vez Jason Newstead disse que estes albuns seriam vistos sob uma ótica diferente 10 anos depois.

E não é que ele tinha razão?



Load nasceu controverso. As musicas eram "carregadas" de feeling, mas perdiam em velocidade, que era uma das principais características do Metallica até então. Tá certo que no Black Album tais características já tinha dado sinais de que iriam mudar (e muito), mas muita gente não soube absorver o album da maneira certa. Vou ser bem sincero: eu gosto deste album desde a primeira audição. Até hoje o escuto com certa freqüencia e musicas como Bleeding Me e The House that Jack Built são daquelas que eu canto de cabo a rabo toda vez que escuto. Outras mais climáticas como King Nothing (que possui um puta riff legal)e a maravilhosa The Outlaw Thorn são pra curtir mesmo, com direito a uma "bangeada" aqui e acolá. As mais energéticas são ain't my Bitch, 2x4, Prince Charming e until it Sleeps, que por mais incrível que pareça, é hiper lenta, porém nos momentos de refrão, ela possui um bom gosto terrível por parte "dos metallica".



Re-load vei como "a sobra" do album anterior. Várias bandas quando compõem seus albuns dizem ter composto 500 musicas para o tal album, ma somente 10-14 entram no dito cujo. Com os "albuns gêmeos" tal coisa não rolou. Se isso é fato ou não, só eles sabem, mas Re-Load sai exatamente 1 ano após o anterior. Este album vem com muitas composições com um feeling bem 70's, e isso pode ser visto (ou escutado) nitidamente em coisas como Where the Wild Things Are, Bad Seed (com uma levadinha bem AC/DC em diversos momentos)e na maravilhosa Fixxxer, composição esta tão boa que, eu na época em que tocava bateria fiz questão de aprender "tirar" a musica de cabo a rabo. E diga-se de passagem, nesta época Lars Ulrich ainda tinha muito bom gosto para compor suas partes de bateria. Claro que o album veio um pouco mais pesado que o anterior, pois váriso fãs reclamaram disso, que o Metallica havia "perdido a direção". Faixas como Fuel, Devil Dance (uma versão diferente de Sad But True) e Better than You (boa bagarai) valem a bangeada básica, mas tem aquela ou outra meio perdida, como Slither, por exemplo. Também tem a faixa mela cueca de sempre (no Load tinhamos Hero of the Day e Mamma Said)e ela vem na pele de Low's Man Lyric. Nada ruim, de fato.



Hetfield ainda cantava MUITO aqui, e era um Sr Frontman!


10 anos se passaram, um album duplo de covers tava no meio, um ao vivo com orquestra, um Saint Anger (que eu realmente me esforço para gostar, mas só consigo isso de vez em quando)e, a promessa de um "Back in the Day" para 2007. Ninguém mais acredita no Metallica, isso é fato. Eu mesmo não espero NADA do novo album, pois esperei muito no anterior e me decepcionei, mas se eles lançassem um re-re-load, eu realmente seria um dos primeiros a comprar!

Alcofa (escutando Fixxxer, e gostando mais desta musica a cada dia que passa)

2 Comments:

Blogger doggma said...

É isto aí, os 'Loadiscs' mostravam um momento específico da banda. A primeira vez que ouvi Load eu disse pra um amigo que aquilo era rock'n'roll puro (no sentido que o AC/DC é rock'n'roll puro) e que muitos não iriam pescar as referências. Na época, eles andavam ouvindo muito country, southern e rock clássico. Isso ficou mais evidente ainda quando incluíram a Tuesday's Gone, do Lynyrd, no Garage Days. Mesmo assim, nego não entendeu.

Acho que o único jeito de "convencer" os detratores do alto nível desses discos é submetê-los à uma sessão com o Cunning Stunts no último volume (com as devidas cervas geladas). Já converti vários amigos assim... :P

E Bleeding Me é uma das músicas que eu mais curto do Metallica, em todos os tempos e fases.

4:28 AM  
Blogger Alcofa said...

Putz Dogg, "Cunning Stunts" é um dos melhores ao vivo da banda, seja oficial ou pirata. Lá os caras deram uma "amaciada" em alguns sons, ams tudo soa tão perfeito ali que, fica dificil vc não curtir aquilo lá. Os sons do Load naquele show são ótimos, ams faltou coisas óbvias, como a perfeita Bleeding Me e 2x4, que é uma das melhores daquela fase. Quando eu vejo aquela época, sei lá, as vezes eu vejo que os caras (James e Lars) queriam soar um pouco parecidos com o C.O.C. Tá certo que o C.O.C é calcado no bom e velho Stoner e a fase "carregada" do Metallica é bem Rock and Roll básicão, mas volta e meia eu tenho essa percepção...

abração!

3:06 AM  

Post a Comment

<< Home

|