Saturday, November 18, 2006

Falando sobre Games

Putz, faz um bocado de tempo que eu realmente não escrevo sobre games. Acho que a ultima vez foi sobre o mega fodônico God of War, que ao meu ver é o melhor game lançado para o PS2 e graças ao bom Deus, vai ter sua continuação para o próprio PS2.

Quando falo sobre games, algumas vezes falo com uma empolgação bem maior do que quando me refiro a minha eterna paixão sobre as HQs. Acho que é pelo fato de eu ser gamer assumido e convicto desde meus seis anos de idade... Lembro das tardes (e noites bem escondidas da minha mama) intermináveis jogando Atari, depois Nintendo 8 bits e tudo o que veio depois. Enfim, adoro games e pretendo jogar até morrer. Hoje em dia nem jogo tanto como antigamente (minha vida pessoal quase não permite isso), mas sempre que sobra um tempinho ou aparece uma obra perfeita, eu dou um jeito. E é ae que entra o Marvel Ultimate Alliance.


Começa bacana pela capa


Quando o trailer (que na verdade é um pedaço da primeira CG - impecável - do game) começou a rolar pela net, eu realmente nem sabia da existência do projeto. Sou gamer por paixão, mas de uns anos para cá eu ando pouco - ou quase nada - inteirado sobre isso ou aquilo que está saindo. Fui atrás do tal trailer via Youtube (que prontamente tornou-se uma paixão do meu dia a dia, graças as centenas de videos existentes lá) e quando acabei de ver, fiquei pasmo com a qualidade. Lá vou eu para o Google pesquisar sobre o game e descubro que ele seria quase idêntico ao também excelente X-Men Legends.

Comecei a contar os dias.

Lembro que o game foi lançado em uma quarta feira. Na sexta eu já tinha minha cópia (pirata, óbvio. Não dou duzentos paus em um game NEM FUDENDO!).

Ao começar o game, você é presenteado com a CG na íntegra do tal trailer. O Aeroportaaviões da S.H.I.E.L.D está sendo atacado por tropas do Doc Doom e Nick Fury convoca - literalmente - quem estiver mais próximo. NO caso, os primeiros a surgir são um quarteto bem inusitado: Thor, Homem Aranha, Wolverine (sem uniforme) e o mega fodônico Capitão América. Logo de cara, o Cap já começa a dar ordens, do tipo você vai para lá, você para cá e, quando chega no velho canadense, rola uma cena engraçada entre os dois, do tipo "vá dar ordens para sua mãe, escoteiro".

Passada a tal CG - que é bem grande - começa o game. O esquema de jogo é idêntico - no princípio - ao de X-Men Legends. Voce tem uma visão superior da tela (3a pessoa) e os esquema de combate e ativação dos poderes é quase igual ao do jogo citado. Quase igual porque as diferenças já começam logo de cara. Aqui voc~e não tem que selecionar a opção "Defense" nas habilidades de suporte. Você tem um botão próprio para isso. Cada um defende do seu jeito. Alguns são bem legais de ver (O Homem de Ferro, por exemplo, estufa o peito no melhor estilo "bate com tudo que você tiver que eu aguento"). Os agarrões também mudaram. Cada um tem o seu, que combina bastante com o personagem. Você agora pode fazer combinações de botões enquanto agarra. Você pode socar o infeliz e fazer um agarrão especial logo a seguir. Thor, por exemplo, joga o cara para o ar, pula atrás de da-lhe uma martelada no melhor estilo DBZ. Novo e legal. Aprovado.


Galactus... GALACTUS!!!!!


O game continua até os personagens encontrarem Nick Fury (que está muito, mas muito mesmo, bem dublado. Um dos melhores do game) e, dae para frente, voce pode configurar a sua equipe como bem entender. Você não precisa se ater a nada igual as HQs. É literalmente "do yourself". Mas se você fazer uma equipe igual a das HQS, você recebe alguns bônus específicos por isso. Das equipes disponíveis, temos o Quarteto Fantástico, alguns X-Men, Vingadores/Novos Vingadores, o Quarteto Fantástico "Alternativo" (Motoqueiro Fantasma, Wolverine, Aranha e Luke Cage. O Hulk não faz parte... merda), Agents of S.H.I.E.L.D (Wolverine, Cap América, Nick Fury e Mulher Aranha), Master of Elements (Thor, Tempestade, Homem de Gele e Tocha HUmana) e várias outras, que são focadas em habilidades ou raça/sexo. Legal. Dá para perder um tempão combinando as equipes só para ver quais você consegue descobrir. Algumas formações são bem inusitadas, portanto, vale os minutos "perdidos" aqui.



A história gira em torno da aliança do Doc Doom com vários "Bad personas" do Universo Marvel. Entre eles, em destaque, estão Loki, Barão Mordo, Encantor, Ultron e, pasmem, praticamente TODOS os vilões do Universo Marvel. Gente do calibre da Gangue da Demolição, Soldado Invernal, Homem Radiotivo, Mefisto, Coração Negro, Attuma, Skrulls, Krres, Gladiador da Guarda Imperial de Shiar, Galactus... porra, o game vai longe no quesito "aparições". Doc Doom está de poder (como sempre), mas o preço que ele está disposto a pagar é bem alto.

O Game é bem extenso. Levei mais de 20 horas para terminar. Entre todas as missões, sempre rola um briefing entre Nick Fury e o grupo em questão. Uma das poucas mancadas do game é justamente isso. O briefing que é uma cena já pronta, sempre é igual, não importando a equipe que você estiver usando. Tudo bem, pela masteria do game, isso é perdoável.



As cenas em CG presentes no game são de cair o queixo. Falo sério. A segunda cena é exclusivamente com o Noturno tentando fugir do Castle Doom. Lembram do começo do filme X-2? Podem achar que é exagero, mas esta cena quase deixou no chinelo aquela lá, que já era perfeita. Depois temos mais coisas do tipo um exército de supersoldados invadindo Asgard, Doc Doom detonando o Ciclope (Bwhuaheuhwuhauheuwhuehuwhuahuehwuhauehwuhauahuhauahu) e Colossus, e a perfeita cena final, que eu não vou contar, mas envolve o todo poderoso Odin...

Durante o game voc~e tem uma série de side-quests, que não são obrigatórias, mas afetam o final do game. Eu deixei de fazer duas, foi bem sem querer mesmo. Não vou falar como são as side-quests porque elas falam muito do roteiro do game, e eu acho que já to estragando a surpresa de muita gente aqui, não mesmo? No final você vê pequenas animações descrevendo suas ações "lineares" e o efeito que elas tiveram.

Falhas? Sim, tem sim. O game não mostra (pelo menos até agora eu não encontrei) dois dos caras que eu mais queria ver: Hulk e Thanos. Mas pelo menos o titã é citado no final. Já vale alguma coisa.

Os personagens secretos do game são Demolidor, Nick Fury, Pantera Negra e Deathlok. Os dois primeiros eu já abri e valeu o esforço, são perfeitos!!

O game é recomendado (óbvio!) para qualquer fã do Universo Marvel. Claro que vai aparecer este ou aquele metendo o pau, mas não se agrada gregos e troianos todos os dias não é mesmo?

Alcofa (que já começo a jogar o game novamente. Tudo começa do zero em termos de poderes, mas os personagens secretos estão aqui, desde o começo... escutando a discografia do Shadows Fall ... bem legal!)

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

caraka maluko, eu nem sabia que já tinha saido esse jogo, me diz ai alcofa, esse é pra PC play 2 ou o que????

3:21 AM  
Blogger Fivo said...

Prometido e feito! Tsc... vou ter que baixar este jogo...

9:07 AM  
Blogger Fivo said...

Aliás... deixa eu perguntar: tu alguma vez já usou aquela conexão para internet do PS2? Sabe o que é preciso?

9:09 AM  
Blogger Alcofa said...

ae fivo , blz ? cara, seguinte: vc pode jogar numa boa com o PS2 via net, inclusive usando a sua conexão normal (tem que ser banda larga). qdo vc for acessar, digita os teus dados de cliente ( o processo direitinho eu não lembro, mas existem trocentos tutorials por ae que ensinam )e manda ver ! rola numa boa e todos os que eu joguei até hj ( na casa de um amigo) rolaram perfeitam , sem nenhum tipo de lentidão ou "queda".

ae l.c : cara, a versão que eu joguei foi a do ps2, mas ja to terminando de baixar a do PC, que além de mais bonita, tem mais personagens ...

2:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

NÃO JOGUEM ESSA MERDA!!!
ALEM DE REPETITIVO É CHATO!!!!
SÓ COMPRE SE FOR PIRATA E MESMO ASSIM, SÓ SE FOR PRA VER AS ANIMAÇÕES!!!
PQ O JOGO EM SI É SÓ ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA!!!
PRA SE TER UMA IDÉIA SÃO TRES COMBOS PARA TODOS OS PERSONAGENS:
X O O
X O X
X X O
E CARREGAR BOLINHA!!!
OU SEJA, SÓ MUDA A CARA E O UNIFORME PQ O RESTO É TUDO IGUAL!!!
VC IMAGINA O PODEROSO THOR, COISA, IRON MAN NO MESMO NIVEL DO PANTERA NEGRA, ELECTRA OU DEMOLIDOR?
SEM CHANCE

4:44 AM  
Blogger Alcofa said...

putz cara, sei não ... o jogo diverte bastante pela história principalmente e, no geral, só agrada mesmo os fã de rpg de ação na linha do diablo e baldurs gate. respeito tua opinião, ninguém é obrigado a gostar de nada, mas dizer que o jogo é uma merda ... sei lá ... vc é fã da marvel ? para quem é leitor há muito tempo (no meu caso, mais de 20 anos) ele é um parto cheio, principalmente pela referncias a vários momentos clássicos da marvel ...

3:03 AM  

Post a Comment

<< Home

|