Saturday, November 11, 2006

Melhor morto do que vivo

Antes de começar a despejar milhares de caracteres por minuto, vou deixar bem claro: se existe alguém que entende de verdade do riscado sobre o assunto a seguir, este alguém é o Doggma, do eterno Black Zombie. Portanto, se vocês desejarem ler algo “profundo”, lá é o local certo para isso.

Talvez tenha sido por influência dos textos rabiscados por este cara, que é um verdadeiro apaixonado quando escreve sobre o assunto, ou talvez tenha sido por eu ter assistido uns três ou quatro filmes do gênero na mesma semana. Sei lá. O fato é que eu estou interessado demais em zumbis e coisas na linha gore-splatter como nunca antes, talvez só tenha ficado tão eufórico com o assunto na época do primeiro Resident Evil.

Sim, todos sabem que no geral é tudo a mesma coisa. Um experimento que deu errado, uma praga/maldição, um vírus ou o que quer que seja. O legal mesmo deste gênero, além é claro, de sangue e tripas para tudo quanto é lado, é o trabalho feito em cima do psicológico dos personagens. Em situações extremas, vemos o real caráter das pessoas e, a maneira como o ser humano lida com uma situação destas, logo após os ânimos terem se acalmado.

Não vou citar esta ou aquela obra como “a melhor do gênero” ou “clássicaço”, mas tem algumas coisas que realmente me marcam quando eu penso no assunto:

Resident Evil: ao meu ver, foi o grande responsável pela volta de interesse das pessoas por gente morta perambulando por ae afora. Claro que, em RE o legal mesmo é ver os zumbis tendo suas cabeças explodidas a toda hora e as mutações para lá de absurdas que vagam na extremamente azarada Racoon City, mas o fator “sobrevivência” é gritante nos games da série, exatamente como o sentimento que era passado nos filmes clássicos de um dos mestres do gênero, o Sr Romero. O grande problema com RE foi a super exposição. Games, HQs, filmes (bem meia boca) e mais algumas coisas meio que “cansaram” os fãs da série (que não são poucos), tanto que no novo episódio da série a abordagem foi um pouco diferente, mais focada no sentimento de “alguma coisa está muito errada por aqui”, exatamente como no clássico primeiro episódio, que teve um remake majestoso para o Game Cube. Enfim, RE ainda é legal.


O eterno clássico ficou ainda melhor com o remake para Game Cube



Madrugada dos Mortos e Extinção: se houve algo nos cinemas que realmente fez com que a atenção do publico voltasse para os queridos defumados ambulantes, foram estes filmes. Extinção é um filme bem bacana, de verdade, mas Madrugada dos Mortos é bom bagarai. Só o fato de, nos primeiros minutos do filme você ver os zumbis CORREREM a uma velocidade quase olímpica, já vale a pipoca! É um filme que vale a pena ser assistido várias vezes, principalmente pelo fator “caráter” explorado muito bem nesta obra.

Rob Zombie: pô, este cara aqui NUNCA deixou o assunto de lado! Ao começar pelo nome de sua antiga banda (inspirada em um filme clássico) aos temas abordados nas letras, todos falando sobre o lado “evil” de ser e, claro, o visual de Zombie nos tempos áureos do Sinister Urge. O cara realmente parecia um defunto mandando ver num show! WZ e RZ é diversão pura e descompromissada, além é claro, dos filmes encabeçados pelo homem, “A Casa dos Mil Corpos” e “Rejeitados pelo Diabo”. Mas o melhor dos filmes é a mulher de Zombie, que interpreta a doente “Baby”. Gostosíssima!!! Tais filmes nada tem a ver com zumbis, mas eles deixam bem um claro uma coisa: comportamento humano em situações extremas, exatamente como nos filmes “comuns” de zumbis.

Como eu já havia dito, eu não sou um profundo conhecedor da obra dos zumbis no entretenimento geral. Não conheço nenhum livro sobre o assunto, mas recentemente coloquei minhas mãos no maravilhoso encadernado “Os Mortos Vivos”, da Editora HQ Maniacs. É mais um representante de peso para a lista acima. Boa história, excelente narrativa e desenhos competentes. É isso que você encontra nesta HQ.


Tornou-se uma das minhas preferidas em pouquíssimo tempo


Enfim, não sei se algum dia eu chegarei ao patamar do Dogg em nível de conhecimento “zumbístico” (urgh!), mas que eu me tornei um fã de verdade do gênero por causa dos textos dele, isso é fato!

Grande abraço!

Alcofa (que acabou de rever Madrugada dos Mortos e vai começar a jogar RE3 no PC... Brains... i need more brains!! E para ficar no clima certo, escutando RZ, More than Human seguida de House of 1000 Corpses...)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

cara sem noção, eu joguei RE no começo, mas sem duvida depois de um tempo cansei da coisa, já no cinema o tema nunca me chamou muito a atenção, os quadrinhos sim, me fisgaram, tb li mortos vivos e já estou a espera do segundo volume q tenho certeza ser tão bom quanto o primeiro.

11:35 AM  
Blogger doggma said...

Nó! Vim pelo faro. :)

Walking Dead já é clássico. Igualmente imperdíveis são Living with Zombies, Zombie World (principalmente as séries "Dead End" e "Three of Dead") e a quadrinhização ultra-mega-tardia do Dawn of the Dead original.

E realmente... RE tinha um puta material interessante para os filmes, mas o resultado não passou do razoável (no 1º) e sofrível (no 2º). Mas vamos ver se não rola uma zebra com este 3º. Os games são viciantes.

Sheri Moon Zombie é absurda. Ainda que ela fosse aquela maluca dos filmes, eu casava. :P

Tenta caçar por aí o remake de "A Noite dos Mortos-Vivos", dirigida pelo Tom Savini, com o Tony Todd. Diversão garantida.

Ah, já ouviu "Confrontation Street", o novo do Squealer A.D.? Cara... que pedrada...

Abração irmão!

1:34 PM  
Blogger Alcofa said...

faaaaaaaaalae Doggma !!! tempaço que não falo contigo ! cara, vou atrás de TODAS as dicas, principalmente a musical, pq neste quesito vc nunca deixou a desejar mesmo ! se bem que, como o posto falava de zumbis, vc tbm nunca deixou a desejar ...:P !

abração!

2:55 AM  
Blogger froio said...

Bom texto cara.
Também tenho um tremento facínio por zumbis. E realmente o Walking Dead é uma das melhores HQ's que tratam o tema em questão.

=]

abraço.

4:23 PM  

Post a Comment

<< Home

|