Saturday, November 11, 2006

A Guerra como Entretenimento

Sou um aficionado por guerra. Gosto de ler sobre o assunto, ver filmes do gênero (que diga-se de passagem são alguns dos que mais entretêm) e como não podia deixar de ser, jogar games diversos que tenham a guerra como foco (o da vez é o maravilhoso Warhammer 40K: Dawn of War). Impressionante como a guerra se faz presente em praticamente TODOS os momentos da humanidade. Já li em diversas fontes que, para termos chegado no ponto “evoluído” no qual estamos hoje, varias guerras se fizeram necessárias. Claro que isso é mais do que a absoluta verdade.

Acho que a humanidade desde o momento em que começou a registrar a própria história, as guerras estiveram presentes em todos os seus momentos. As expansões Vikings (que são os verdadeiros descobridores da América), a ascensão do Império Romano (e suas infinitas batalhas), o descobrimento da América do Norte (na verdade, a chacina que aquilo foi contra os índios americanos), algumas batalhas na América do Sul, as duas grandes guerras mundiais, e, como vemos atualmente, a “luta contra o mal” dos EUA contra os países que dominam o Oriente Médio.

Livros sobre o assunto sempre são interessantes, mas eu sou mais tendencioso para aqueles que, ou retratam batalhas fictícias (ou não comprovadas inteiramente, como a lendária Guerra de Tróia) ou retratam batalhas reais, mas de uma maneira bem “aventureira e lendária” (como o excelente Portões de Fogo, que fala sobre a também lendária - e comprovada - Batalha das Termópilas).

HQs sobre o assunto geralmente retratam a guerra americana, sempre de maneira fantasiosa. Na clássica Conflito do Vietnã, temos boas historias, mas americanizadas demais, onde os americanos são sempre vistos como heróis (e todos sabem que isso é uma mentira sem tamanho, dado o fato que esta nação é a mais carniceira nos tempos atuais). Também temos aquelas completamente despretensiosas, e sempre são estas as que mais divertem. Um bom exemplo é a Brigada Rifle.

Os filmes ganham disparado no quesito guerra. Nada se compara. Existem de todos os gêneros, desde a carnificina nua e crua (Platoon, Nascido para Matar) até os filmes heróicos e melados (o Resgate do Soldado Ryan, Fomos Heróis e tantos outros). Mais uma vez, o lado “fantástico da coisas” domina a opinião do Alcofa aqui e, filmes como Tróia, Senhor dos Anéis e o iminente 300 de Esparta dominam a preferência.

Putz, nem vou citar os games. São muitos! Mas coisas como a série Age of Empires, Warhammer, Star Wars (Empire at War é perfeito!) e vários em primeira pessoa (Call of Duty, Battlefield, Rainbow Six, Medal fo Honor, etc e etc) retratam bem o assunto.

Enfim, guerra diverte pacas, quando ela não é real. É emocionante você ver centenas de soldados se matando a todo vapor (o recente Battle for Middle Earth 2 é perfeito neste quesito!) e, claro, ficar horas entretido no assunto! Mas toda vez que eu tento pensar a respeito das guerras da humanidade, por mais que eu tente imaginar um curso de ação diferente, eu realmente não consigo: as guerras FORAM e vão continuar sendo necessárias em dados momentos da humanidade. E sabe por que? O ser humano não possui a capacidade de aceitar que é inferior a outro, em momento algum. Não, eu não rezo por uma próxima guerra mundial e nem possuo a menor vontade de participar de uma, mas vejam o panorama mundial, como as provocações explícitas da Coréia do Norte, e talvez eu me faça entender melhor nesta conclusão.

Alcofa (que está absolutamente viciado em Dawn of War... escutando Ultramotion, Annihilator)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

nem me fala, desde sempre foi assim, a economia em si depende disso, guerras são lucrativas e mantém o povo na frente da tv, movimenta a sociedade, de que outra forma vc conceguiria tamanhã movimentação da massa???

hoje em dia é ainda pior e apesar de tudo temos que admitir que incentivamos isso tudo, eu por exemplo não vivo sem meu age of mitologi huaahauahua... sem falar no CS que ainda é uma febre em qq lan house.

11:29 AM  
Blogger Alcofa said...

putz cara, counter strike !! o jogo ja ta ficando meio gagá de tão velho, mas os fãs não desaparecem nunca ! e depois dos mods com a engine do half life 2, o game ganhou mais um tempão de vida util, não é mesmo ?

grande abraço!

4:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

putz, sem ofensas, mas CS é horrível!!! puta jogo chato... nunca consegui gostar disso. e essa garotada que freqüenta lan house não bate bem da cabeça eheheheh.

portões de fogo é um ótimo livro, muito bem lembrado. nesse estilo eu também recomendo a trilogia do rei arthur de bernard cornwell (o rei do inverno, o inimigo de deus e excalibur), essa é garantida! e também tem uma trilogia sobre alexandre o grande, de valerio massimo manfredi, que é muito boa.

sobre as guerras... é complicado isso. felizmente eu consegui me distanciar dessa versão meio que "romantizada" das coisas quando comecei a estudar um pouco (mas bem pouco mesmo rs) sobre história, e hoje em dia me incomoda bastante ver filmes ou ler livros sobre guerras que aconteceram de verdade só por diversão. prefiro o escapismo mesmo, sem receios.
o mundo é um lugar muito escroto, e nós não aprendemos com os erros do passado. aquecimento global, falta de água potável, guerra por petróleo... essas coisas não me deixam mentir. só resta um conselho: não tenham filhos eheheheh (ignorem esse comentário, se for o caso rs)

7:11 AM  

Post a Comment

<< Home

|