Tuesday, October 24, 2006

Inovar sempre é bom!

Depois de ler algumas coisas sobre o assunto, cheguei a conclusão de que inovação é melhor do que repetição eterna, principalmente no que se refere as HQs. Quem já está na casa dos 25-30 anos, cresceu lendo X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico, Liga da Justiça, Novos Titãs, Esquadrão Suicida e afins. Eu leio HQs desde os 8 anos de idade e acho que a maioria dos leitores e colaboradores desta zona estapafúrdia (fiz uma promessa de que sempre vou arrumar um novo adjetivo “carinhoso” para este blog a cada texto) também deve ser da mesma época. Eu estou num ponto em que realmente não tenho mais saco para ler muita coisa sobre os ícones. E quando leio, são republicações de clássicos. Os X-men passaram por algumas mudanças legais na fase de alguns escritores, mas o básico, os ícones, ainda estão lá. O mesmo acontece com praticamente todas as equipes existentes por ae, praticamente sem exceções.

Sim, ainda é legal ver o Wolverine estripar meio mundo, ver o Cap América e seus discursos empolados, ver Magneto e sua visão de certo e errado e por muitas vezes acabar concordando com ele, mas, sejamos sinceros: não é bom quando vemos algo novo e extremamente legal?

Peguei emprestado com um amigo as edições de Fugitivos (da coleção Pocket Panini, que é cara pra cacete e não tem vantagem alguma) e Impossível e, fiquei deveras feliz em ler aquilo lá. Personagens novos e extremamente atraentes, divertidos e carismáticos.

Ao meu ver a industria das HQs estava precisando disso. Coisa nova. Sangue novo.

Sim, eu ainda leio eventualmente os ícones (na verdade, to comprando tudo que tenha Mark Millar envolvido), mas acho que as continuidades deles, em sua grande maioria, deveriam ser descontinuadas. O Demolidor, por exemplo, ficou durante anos em um mar de aventuras confusas. De uns tempos para cá, como o Luwig observou uma vez em uma conversa comigo via MSN, os escritores reinventaram a Queda de Murdock como “A Queda do Demolidor”. Foi bem interessante. Hoje em dia, o foco das historias do personagem é mais focada em sua vida pessoal e menos na sua vida fantasiada e, isso é bem legal. Não estou lendo religiosamente, mas o pouco que eu li, gostei de verdade.


Finalmente, vemos o "true" Wolverine em ação nas mãos do Millar!!


A linha Ultimate foi uma senhora inovação, mas já perdeu o fôlego e está descambando para a lambança normal da Marvel. Claro que eu não estou incluindo em hipótese alguma os Supremos, porque aquelas aventuras são coisas para serem lidas e relidas.

O problema de trabalhar com personagens como os da Marvel e DC ao longo dos anos, é que você vai perdendo leitores, e isso é algo completamente aceitável. As pessoas mudam, dão outras prioridades as suas vidas e, por pura falta de tempo (ou por amadurecimento, como a grande maioria acredita), largam os tão amados quadrinhos. Eu mesmo deixei de ler durante um tempo. Acho que foram dois anos para ser exato. Hoje em dia eu sempre estou lendo, mas não consumo e nem leio mais com a mesma freqüência de antigamente, por simplesmente estar desgostando dos ícones.

Coisas como Novos Vingadores me atraem bastante, porque nunca foi tentado antes. Ver Wolverine lutando contra o universo Marvel e sendo controlado também é bacana. Ver os Vingadores, uma das equipes mais certinhas da historia (que de tão certinha já foi escrota), com coisas como vemos hoje em dia (Supremos), é gratificante.

Mas sabem qual o segredo de alguns exemplos que acabei de citar? Pelo menos ao meu ver, os escritores americanos finalmente enxergaram uma lógica do mercado oriental.

Começo. Meio. Fim.

Toda boa história tem que seguir esta fórmula. Tudo que possui começo, meio e fim é bom, porque marca. Recentemente, assisti uma série de 25 episódios de um anime chamado Basilisk (por dica de um leitor do blog, por causa de um post que fiz sobre Naruto há um tempo atrás), e a história apresentada ali (simplesmente ótima!) tem como principal característica isso: um final. Final este extremamente trágico, mas que faz um sentido danado e respeita todos os dados apresentados no decorrer da narrativa.

Conversando com um garoto no MSN, ele me contou sobre a empolgação de ler X-Men, Jovens Vingadores, e tantos outros ae. Perguntei para ele se ele chegou a acompanhar alguma coisa dos anos 80 e, a resposta que obtive foi no mínimo hilária: os desenhos eram feios demais! Disse para mim que comprou várias da época de Scott Lobdell e achou aquilo as melhores que já leu!

Sacaram? São épocas diferentes, pensamentos diferentes e posturas diferentes. Acho que se os papéis fossem invertidos, talvez eu desse a mesma resposta.

Finalizando: fico bastante contente quando vejo coisas novas, mesmo notando que os caras só estão reinventando conceitos ou dando uma nova roupagem para os mesmos, mas as vezes é bem mais legal do que ver o Wolverine lotado de implantes de memória e tentando lembrar se de ou não um cagão no sábado de noite...

Alcofa (feliz por saber que vão relançar a maravilhosa Guerra Kree-Skrull, com traço do eterno mestre Sal Buscema ao lado de Neal Adams, e que acha que deveria ter sua própria revista em quadrinhos, escrita e desenhada por Rob Liefield... escutando vários discos do clássico White Zombie)

5 Comments:

Blogger Luwig said...

Cê exagera, hein, Alan?

"A linha Ultimate foi uma senhora inovação, mas já perdeu o fôlego e está descambando para a lambança normal da Marvel."

Aposto que cê nem tá acompanhando regularmente a 'Marvel Millennium', está? Ultimate Fantastic Four do Warren Ellis e agora de Mark Millar são um achado! E o que dizer do 'Ultimate X-Men' de Brian K. Vaughan? Ótimos e fogem completamente do acontecimentos das 'vias normais'. E se leu a minissérie 'Pesadelo Supremo', pode ver que a Saga de Galactus e o Julgamento de Reed Richards foi muito bem revista por Warren Ellis...

Cê é chato, pacact!

5:20 PM  
Blogger Alcofa said...

cara, pior é que eu to acompanhando sim ! tirando supremos e algumas coisas do Quarteto, a linha ultimate ta uma lambança só !

4:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

bem vindo de volta cara.

sobre as sagas espaciais, dá uma olhada em annihilation. é do keith giffen, e provavelmente será melhor, até por ser mais despretensiosa, que civil war. e tem thanos, nova, quasar, drax, ronan, super-skrull, galactus e seus arautos (parece nome de banda de blues ahahaha) e mais um porrilhão de caras aí.

e realmente fugitivos é muito bom, melhor série nova da marvel em não sei quanto tempo... e o wolverien do millar parece um daqueles filmes exagerados dos anos 80, muito bom.

6:43 AM  
Blogger Alcofa said...

putz cibermano, vc exemplificou perfeitamente a atual fase do Wolverine sob a tutela do Millar ! hehehe

abraço!

4:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

cara fugitivos é incrivel, inova personagens de um jeito unico criando em cima da realidade e brincando com isso, além deta eu cito tb planetary que sem duvida trouxe um conceito novo de HQ pro mercado, mas como vc disse usar novas idéias em icones antigos tb funciona as vezes como com o demolidor de bendis e o wolverine By millar...

10:33 AM  

Post a Comment

<< Home

|