Friday, February 23, 2007

Ta na hora de amadurecer...

Sempre vi montes e montes de heróis “mirins” nas HQs, sejam elas da DC, Marvel, Image, ou qualquer outra. Eles sempre estão lá. Robin, Bucky, Superboy, Tartarugas Ninja, enfim, eles são um porrilhão.

Mas todos tem que envelhecer, não é mesmo?





Tava reparando em dois grupos distintos, os Novos Titãs e os Novos Guerreiros. O primeiro é um clássico absoluto e o segundo uma boa tentativa de copiar este, com algum sucesso em certos momentos. Os Titãs passaram por todo o possível e imaginável, alguns de seus membros hoje em dia são membros notórios do Universo DC, como o Asa Noturna (que poderia virar o Batman), Cyborg (que hoje lidera uma nova geração de Titãs), Tróia (que já passou por tantas mudanças que ninguém mais sabe de fato o que ela é, mas é uma baitcha gostosa!) e mais alguns, como Jericó (um dos meus preferidos), Bucky e Robin II tornaram-se vilões.










Os Novos Guerreiros passaram por uma pancada de mudanças e eles são um grupo dos anos 90 que eu não tenho vergonha de admitir. Alias, hoje em dia eu tenho notado uma tendência em diversos sites e blogs falando mal das HQs dos anos 90 como um todo, mas eu arranco a mão fora se pelo menos 80% destes caras que escrevem tais coisas não leram tudo isso ae na época. E gostaram! Voltando aos NG: eles surgiram como uma copia descarada dos NT e, tiveram alguns momentos legais, como a clássica luta do Night Thrasher contra o Justiceiro (recuso-me a chama-lo de “Radical”), “Kid” Nova redescobrindo seus poderes (e percebendo que era mais forte que o grupo todo), Speedball e seus momentos para lá de inúteis, enfim, eles eram uma versão dos Novos Titãs, mas tinham lá seus méritos.

Hoje em dia, os Novos Guerreiros foram para o saco (por causa de Civil War) e alguns de seus membros “amadureceram”, para melhor e pior. Nova acabou saindo vivo dos eventos de “Aniquilação” e está mais forte do que nunca, Speedball tornou-se o “Penance” (ridículo) e, bem, pelo que me consta, foi só estes dois mesmo que sobraram.



Um herói “amadurecendo” é algo bem legal de ver. Como exemplo atual eu posso citar o Invencível (da Image), que tem aventuras muito legais, daquelas que te entretém bastante. Ainda temos os Jovens Vingadores, que TAMBÉM são uma versão dos Titãs!! E essa é ainda mais descarada! Os titãs eram as versões mirins da equipe mais poderosa da editora (Liga da Justiça) e, os Jovens Vingadores tem exatamente a mesma proposta...







Bom, eu sempre fui fã das HQs descompromissadas, que em sua grande (e esmagadora) maioria são de “sidekicks”, e vou continuar sendo. Mesmo que elas tenham plots que pareçam “bobos” ou “anos 90” para alguns, elas geralmente cumprem seu papel: divertir!
Alcofa (que é fã assumido do Nova, e adorou tudo o que aconteceu com ele em Aniquilação, escutando uma banda chamada Motorjesus... sonzinho legal!)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

01 - Quem diria, hein? Quer dizer que você comprava a revista do 'Aranha' na época da Ed. Abril?

Gostava paca dos 'Novos Guerreiros', principalmente daquele período conturbado em que Vance foi julgado pelo assassinato do pai. Muito bom!

02 - É complicado esse lance de "vilonizar" sidekicks, principalmente quando eles já estam mortos.

Por um lado temos o Judd Winick trazendo Jason Todd depois de ter o crânio completamente esmagado e o corpo estraçalhado por fragmentos da bomba naquele armazém (uma morte linda!), por outro temos Ed Brubacker dando conteúdo e relevância a um defunto que tem tanto apelo nas histórias do Capitão quanto um "Ben Parker" tem nas do Peter.

O lance é que o primeiro se perdeu desde os primórdios da trama; já o segundo (Brubaker), está criando uma verdadeira obra-prima, concisa e viciante.

Se não estás acompanhando essa fase de seu herói predileto, não sabes o que está perdendo.

3:01 PM  
Blogger Alcofa said...

luwig, se eu não estive comprando a fase do brubaker ( a qual ouvi falar tão bem), você poderia me jogar tranquilamente em um hospício ... o mix da revista (novos vingadores) é um dos melhores na atualidade, isso é fato, e as aventuras do cap estão muito boas mesmo!!! na edição deste mês ele encontra o Soldado Invernal (não vou dar detalhes pq não sei se vc já leu), e o desfecho é daqueles que dá vontade de entrar na história, colocar a mão no ombro do Cap e dizer: "é cara, é foda". e eu concordo em grau maior com tua opinião sobre o lance do jason. O Judd começou bem, mas depois fez uma salada russa tão grande que, sei lá, ficou meio estranho ... e pelo que eu tava vendo ,lá fora o Jason Todd virou o Asa Noturna ??????

abração!

2:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

faltou ci9tar os fugitivos afinal é um grupinho mirim novo mas que mexe com o leitor e na boa, já ganhou o meu respeito só pela coragem da primeira saga.

8:10 AM  
Blogger doggma said...

Os anos noventa foram meio complicados, mas claro que houveram coisas legais. Foram dez anos, né...

Os Novos Titãs de Pérez/Wolfman foram excelentes. Na minha opinião, por várias vezes superaram de longe a '1ª divisão' da DC - leia-se "LJA" (hoje mesmo eu comprei a Heróis em Ação #8 com o quebra dos NT contra Trigon). Pena que sucatearam a equipe com o tempo. Esses novos-Novos nem se comparam aos velhos-Novos.

Já os... hã, "Novos" Guerreiros eu não curti tanto a fase que saía na SAM. Não que fosse especialmente ruim, mas à exceção de um ou dois arcos, ficou muito aquém do alarde que fizeram na época. Ou talvez eu esperasse mais porque sou fã nº0 do Nova fase Marv Wolfman (tão tridimensional, complexo e pop quanto um Peter Parker da vida).

De qualquer modo, este ano na Marvel os sidekicks estarão em estado de graça após The Initiative. 1 supergrupo pra cada estado americano... 50 supergrupos. Estão ressuscitando até os Guardiões do Deserto, que tomaram um cacete federal do Hulk certa vez...

1:02 PM  

Post a Comment

<< Home

|