Sunday, October 18, 2009

Desapego Inglório?

Desapego: ato de largar algo.

Inglório: vergonhoso.

Bom...depois de alguns meses tentando e repensando sobre o que fiz nesta semana, acabei criando coragem definitiva e realizando o meu apocalipse pessoal: simplesmente doei 98% de TODA minha coleção de HQs. Simples assim.

Só mantive comigo encadernados (e não todos, só aqueles que eu gosto pra caralho e sempre releio) e algumas coisas especiais ao extremo em mini séries. Todos os formatinhos e centenas e centenas de formatos americanos foram para outro lugar. Melhor? Só tempo dirá ...

De mais de 4.000 exemplares, pouco mais de 200 permaneceram. Até coisas como Supremo de Alan Moore foram embora ... mas a edição da Devir eu mantive.

Deveria eu ter vergonha disso? Ter vergomnha do que fiz? Abandonar minha coleção de HQs que me acompanha desde meus 11 anos de idade? Arrependimento?

Não... Nem fodendo.

Só achei que elas estavam ocupando espaço demais e várias coisas lá já não tinham o mesmo significado. Só estavam ocupando espaço e criando pó, por mais cuidado que eu tivesse com as mesmas.



Mas, contraditóriamente, eu fui ao Fest Comix e gastei uma pequena fortuna em HQs. Todos encadernados.

Desisti de vez do formato mensal e mini séries. De verdade.

Há tempos eu reclamo da continuidade, das ressurreições e crises da vida. Cansei delas. Agora, somente coisas fechadas. Começo, meio e fim.

No Fest Comix, acabei comprando umvolume do Hellboy edição histórica (que eu ainda não tinha), o encadernado do Abe Sapien (como as coisas da Mythos são caras! Nem com desconto elas ficam baratas! PQP!), Academia Umbrella (parabéns epla edição, Devir!), ZDM (ficou do caralho, mas sou da opinião do ressuscitado Luwig, não precisava ser capa dura, poderia ser como a versão do Y ...também adquirido por lá), Eu sou Legião (absurdamente DO CARALHO!!!) e mais algumas coisas que não me lembro ...



Um amigo meu falou: cara ...você ta louco. Tem ANOS de grana zaqui e você simplesmente vai se desfazer???

Sabe quando você vende aquela bike que não usa mais? Ou joga aquela calça jeans fora ?

Mesma coisa ...

Enfim ... A Fest Comix estava a mesma coisa de sempre, sem novidades e sem muitas coisas que REALMENTE valessem a pena, tirando os titulos da Pixel (lembrei: Campeão dos Vermes e Planetary também tavam na lista) que estavam de graça MESMO.

E saí agora há pouco do cinema e conferi "Bastardos Inglórios". Bom filme ...tipico Tarantino: ótimos diálogos, cenas de violencia exageradamente deliciosas de ver e pontos de uma mesma história que se amarram. Só achei que o filme se estende por um tempo que não precisava, mas nada que estrague.

Minha dica: COMPREM "Eu Sou Legião". Muito boa.

Alcofa (que admite estar deixando o blog em segundo plano em função da correria master do dia a dia ... escutando Now i Lay thee Down, Machine Head)

6 Comments:

Anonymous Luwig said...

Só não me diga que a coleção completa do Lobo Solitário foi também pelo ralo!

hehehehe...

Rapaz, tem um tempinho que estou com algo assim em mente, mas não na mesma proporção, quer dizer já me livrei de muita porcaria, só que doar quadrinhos que mexem com os mais complexos sentimentos do dono, é algo que ainda não estou pronto.

Quem sabe, puxar o carro com todas aquelas revistinhas inúteis em formatinho dos X-Men, Wolverine ou do Homem-Aranha da Abril. Ou vá lá, se o negócio é critério, manda pelos ares o que for da década de noventa. Isso é bem possível, o difícil seria alguém me convencer de sumir com minhas coleções do Bruce. Praticamente impossível, eu diria.

De um jeito ou de outro, faz tempo que abracei a causa dos "encadernados caseiros", retalhando e compilando em capa dura o que efetivamente gosto.

Exemplo: recentemente fiz um puta livrão com os 5 primeiros arcos (ou 30 edições) de Punisher Max do Garth Ennis. Pretendo fazer o mesmo com os outros 5. Coisa que dificilmente sairá novamente por aqui redondinho, com começo, meio e fim.

Deu ainda para aproveitar os "restos" de Marvel Max e compilar as minis de Marvel Zombies e a incompreendida (mesmo!) Next Wave do Warren Ellis & Stuart Immonen.

Acabei de fazer o mesmo com o Clark do Johns transformando O Último Filho, Fuga do Mundo Bizarro, Superman & a Legião dos Super-Heróis e Brainiac em dois livrões. Poupa meu já parco espaço e meu quase inexistente saco.

Bem, comprei o "Eu sou Legião", mas tá aguardando na fila pra ser lido. Se é que já não possui, recomendo os dois "Whiteout" que saíram pela Devir. Coisa finíssima, cara. Greg Rucka na sua melhor forma. Bateu até uma saudade dos infernos de Gotham Central.

Forte abraço. Fui.

2:59 AM  
Blogger Alcofa said...

falae cabra véio!

enton...Lobo Solitário ta lá, firme e forte! Nem fodendo eu me desfaço daquilo ... hehehe

de formatinho, eu não mantive nada MESMO. Foi tudo. E sobre os encadernados "caseiros", tava pensando em fazer isso com o volume 2 dos Supremos, mas acredito que logo mais a Panini solte uma versão igual a do volume 1 ...então, esperarei.

E sim, tenho os dois volumes de Whiteout. Tem Rucka no meio, to querendo conferir, sempre. Mas confesso que não me arrependi nem por um segundo da"maluquice" que fiz ... deu até uma paz de espírito, pra ser sincero. Acho que vou seguir tua idéia dos caseiros com Old Man Longan e talvez mais alguma coisa.

Gde abraço meu velho e ve se volta de vez!

3:15 AM  
Blogger doggma said...

Uau. De fato, 4 mil exemplares é algo inegociável em termos de espaço, mas... uau!! O cara que trouxe vários desses formatinhos ao ciberespaço e que não se desfaria deles "nem fodendo"... mas entendo bem esse espírito de desapego. Certamente, já me deparei com ele algumas vezes, em proporções menores, claro (CDs, DVDs). Talvez num futuro próximo eu siga seu exemplo e doe meus gibis pra alguma biblioteca. Aí, quem sabe, eles cumpram seu objetivo reencontrando moleques sonhadores, como eu fui um dia.

(ou, do jeito que a coisa anda, é mais provável que elas virem seda em alguma unidade correcional)

Quanto à iniciativa do Luwig, acho bem sacada, sobretudo corajosa. Quer dizer... quando vejo aí essas sagas maravilhosas do Super (faltou a ótima fase Busiek pré-Donner/Johns) figurando ao lado da Supergirl, a reação imediata é separá-las o quanto antes. Mas até pegar o bisturi e fazer a operação, tem que ter muito treinamento...

5:15 PM  
Blogger Alcofa said...

É dogg...praticar o desapego,eu confesso que não foi fácil...eu tive que "ensaiar" durante MESES! Mas confesso que não me arrependi ...e continuo comprando HQs, mas só os "volumões"

abração meu velho!

3:59 AM  
Anonymous folha said...

Não velho... não to acreditando nesse fato....
Você teve coragem mesmo???????
To ligado que ja fiz isso no passado mas minha coleção na época não chegava perto da sua. Eram pouco mais de 500 revistas sendo a maioria em formatinho, e do universo DC. Agora QUATRO MIL é coisa pra caralho, muitas lembranças da época passada e coisas da nossa infancia estavam marcadas nesses exemplares e eram relembrados só em rever as capas de cada uma. Deve ter doido pra caramba fazer isso.... snif

3:10 PM  
Blogger Alcofa said...

É ...demorou, mas eu finalmente me desfiz delas ... Mas na verdade não doeu não. Foi de boa, até. Mas eu já vinha me preparando há vários meses pra isso ... hehehe.

7:02 AM  

Post a Comment

<< Home

|