Wednesday, August 27, 2008

Regresso?

Não tem jeito. O Metallica sempre é assunto de discussões intermináveis assim que anuncia alguma coisa nova. Tem a galera que só xinga e diz que os caras viraram as costas ao metal (esse papo já cansou e é infantil demais), tem a galera que vive comparando a banda ao iron Maiden e dizendo o quanto a banda de Steve Harris é melhor (fãs xiitas são piores ainda, e comparar uma com a outra é atestado de ignorãncia), tem a galera que ainda tem fé na banda e sabe entender que os caras escorregaram bastante(da qual eu faço parte), mas ainda tentam inovar no estilo, e a galera que só fala mal de tudo mesmo porque esse é o passatempo preferido dos brasileiros.

Algumas músicas já podem ser encontradas na net (3 no total) e vou falar um pouco sobre elas.

Cyanide: foi a primeira que apareceu no Youtube, onde os caras tocaram ela ao vivo no Ozzfest, em Dallas. A música tem MUITO groove e um ritmo um tanto quanto quebrado. Um pouco esquisita nas primeiras audições, mas depois ela acaba tornando-se mais agradável. Mas nem de longe tem o padrão Metallica de qualidade.



The day that Never Comes: Confesso que ao escutar os primeiros segundos desta música, eu xinguei. E xinguei ALTO! Cara, essa introdução com som baixinho ficou estranha ... quando muda o ritmo da música junto com a bateria, eu disse "ufa!". A música é uma clara homenagem/inspiração a Fade to Black e Welcome Home (Sanatarium). Quando a escutei pela primeira vez, fiquei com aquela sensação de "que porra é essa?". Mas ao escutar com mais calma, a música funciona. E bem. Quando na aprte final temos umas guitarras gêmeas, fica claro a influência do TRIVIUM (e não do Iron Maiden, como os xiitas pregam) nestes trechos, tanto pela construção da música quant pela velocidade das guitarras. Excelente canção que só peca pelo final, que ficou meio esquisito no estúdio, mas bacana ao vivo. E o único revés é Hetfield cantando. Cara, como eu QUERIA que ele voltasse a cantar como na época do Black Albúm, que foi sua melhor fase.



My Apocalipse: ok. Aqui eu entrego os pontos. Essa música é MUITO bacana! Tem aquele povoão que vai falar que "os caras não sabem mais tocar o estilo que inventaram", ams sejamos sinceros: o Metallica sempre foi uma banda de mudanças ao longo de sua carreira e, essa música mostra como eles estão tentando (timidamente) voltar a pelo menos se parecer com o que eram na fase aúrea. Bacana mesmo esse som.



A verdade é: o Metallica AINDA É a maior banda de Heavy Metal do mundo. Não estou dizendo a MELHOR, por favor entendam isso. Os caras vão lançar um albúm que vai agradar milhões de fãs, desagradar a mesma quantidade e angariar mais alguns no processo.

E sobre a eterna discussão Maiden versus Metallica: pelamordedeus. Épocas diferentes, pessoas diferentes... E quem diz que o Iron NUNCA mudou, é no mínimo surdo.

E para os que defendem tanto Bruce Dickinson: James Dio coloca ele no bolso. E o Ripper também.

Alcofa (ao som de My Apocalipse, Metallica)

Labels: , , , ,

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

gostei de cyanide, gosto dessa mistura de groove com música pesada, bem que podiam fazer mais uma ou duas no álbum assim. as outras duas só ouvi uma vez, mas não me chamaram tanto a atenção.

fico torcendo pra sair um bom álbum, porque é duro admitir que seus ídolos fizeram alguam cosia ruim ahahaha.

falando em wolverine e personagens fodões, viu o traielr do jogo de luta da cancelado da marvel? aparece o capitão saindo na porrada com o hulk! parecia que ia ficar legal, é uma pena... é a vida!

até +!

7:36 PM  
Blogger Alcofa said...

É cara ... eu sempre disse que todas as pessoas tem uma "trilha sonora na sua vida", e no meu caso, sempre foi o Metallica. É aquela banda que vc escuta, escuta, escuta e não cansa. Sobre a Cyanide: escutando a música algumas vezes, ela fica mais digerível, exatamente como as msuicas do Load e Reload, albuns que eu gosto bagarai.

Abração!

8:27 AM  
Blogger doggma said...

Reação meio balançada aqui, mas no geral positiva.

"Cyanide" - heavy-rock rudezão com boa pegada inicial e o tal groove (bom também). Pena que é desnecessariamente longa para um som tão simples, o que a deixa um pouco burocrática. É uma que poderia constar na segunda metade do Reload.

"The day that Never Comes" - hahah... o início assusta mesmo. Parece Coldplay. Mas é como tu escreveu... Ótima sonzeira na melhor tradição de baladas pesadas do Metallica.

"My Apocalipse" - Porra! Lavei a alma. É como eu queria que fosse: Metallica com produção de Slayer. Chegou quase lá, quase lá!! A ossada do Cliff Burton deve ter feito um air (bass-)guitar com essa aí.

Ps: a culpa de Hetfield não cantar grosseiro como antigamente (ah, antigamente!) é do cover "So What". Ele arregaçou as cordas vocais nas gravações (e realmente ele rasga lá!), ficou uns tempos afônico e o aconselharam a tomar umas aulas de impostação. Aí já era o Deus do Metal. Acho que tem no "Some Kind of Monster" essa história.

Ps2: Dio bota qualquer um chinelo. Dickinson, Ripper, Halford, Wolverine, Lobo, Batman, Capitão América...

7:06 AM  
Blogger Alcofa said...

falae Dogg: cara, esse história do Hetfield ter detonado o vocal no cover da "So What" eu sempre achei que era história de fã ... é fato mesmo? caralho ...

Concordo sobre Cyanide ... longa demais. Desnecessário.

mas tu tinha que citar o Cap América né? hehehe

Abração!

5:21 AM  
Blogger Amadeu Kaos said...

http://www.rlslog.net/metallica-death-magnetic-2008/ novo album do metallicaaaaaaa!

10:06 AM  

Post a Comment

<< Home

|