Sunday, August 03, 2008

M versus M ou simplesmente visões diferentes?

Morrison. Moore. Estes dois sobrenomes tem um peso enorme na indústria das HQs. E cada um deles a seu modo, fez uma "versão definitiva" do maior herói de todos os tempos: Superman.

O caso de Alan Moore é famoso. Ele pegou um personagem para lá de idiota criado por Rob Liefeld (é assim que escreve?) e, com a autorização do mesmo, recontou de maneira perfeita e única a saga do Superman ao longo dos anos na indústria das HQs.



Ora soa como pura homenagem, ora soa como crítica e, quase o tempo todo como homenagem mesmo. Isso é o Supremo de Moore. Eles faz com que a cronologia do Superman através das décadas tenha sentido, e aponto como o passado e principalmente a década de 60 foi cruel para a indústria das HQs, com seus códigos de ética desnecessários que todos nós conhecemos.

O Supremo de Moore é o Superman perfeito que todos semrpe quiseram ver ao longo das décadas. Com seus poderes crescendo exponecialmente (e volta e meia alterados por causa de algum escritor maluco), o Superman foi um personagem que teve muito da sua personalidade mudada através do tempo, cronologias conflitantes (como o Superboy e o Superman, que nunca foram a mesma pessoa, mas aqui Moore faz com que tudo fiquei perfeitamente amarrado) e principalmente suas passagens durante os anos em váriso grupos de Superheróis. Interessante também a maneira como Moore explica a "não necessidade" de heróis simplistas depois dos anos 40, porque já não havia mais guerras para eles lutarem.



O Supremo de Alan Moore é a melhor história do Superman SEM o Superman que eu já li até hoje. A obra definitiva sobre a mitologia do personagem, feita de maneira perfeita. Simplesmente impossível de ser derrubada.

Será?

Allstar Superman é de longe um dos maiores hits da DC Comics nos ultimos anos e com certeza um dos maiores acertos de Grant Morrison dentre suas obras confusas ou pretensiosas demais. Morrison faz uma grande homenagem a tudo o que o Superman é, foi, poderia ter sido e principalmente o que ele ainda pode vir a ser, graças aos elementos que ele implantou no personagem em sua passagem pelo titulo da LIga da Justiça.

Perae.

Mas isso não é EXATAMENTE o que Moore fez ? Só que com outro personagem?

Isso só me "caiu a ficha" há alguns dias atrás. Sim, Grant Morrison está criando uma verdadeira obra prima com seu Superman ao lado de Frank Quitely, mas há algo original nessa idéia? Ele está revisitando vários elementos da Era de Prata do personagem, exatamente DA MESMA MANEIRA como Moore fez, mas com o fato de estar introduzindo elementos novos, como a Dinastia do Superman.



Mas Moore também não fez isso com seus vários Supremos que habitam uma cidade?

São HQs diferentes, com abordagens um tanto quanto diferentes, mas parecidas DEMAIS em alguns aspectos. Não vê isso quem não quer. Nem estou criticando a obra de Morrison, pois ela é perfeita, mas ela NÃO É original. Isso é fato.

Supremo de Moore. Superman de Morrison. Ambos obras perfeitas. Mas um tanto quanto parecidas demais em alguns aspectos, sejamos sinceros.



Até pensei em deixar este texto enorme, dissecando as duas obras, mas acho que neste caso ambas as obras devem ser lidas cada uma de uma vez. No final das contas, quem vai ganhar é o leitor.

Finalizando o post mas com absolutamente NADA A VER com o texto, uma nova imagem do Comediante, meu personagem preferido em Watchmen...



E foda-se e vá pra puta que pariu e morra lá quem ta falando mal de Watchmen...

Alcofa (que gosta mais de Moore do que de Morrison, mas sabe que o careca maluco manda bem de vez em quando. Escutando Serj Tankian - Elect The Dead)

Labels: , , ,

9 Comments:

Blogger Luis Felipe said...

All Star Superman é uma história legal. E só. Já Supremo é a grande mancha na carreira do Alan Moore (aliás, tudo que ele fez pela Image merece tal rótulo). Um exercício bobo e alto-indulgente de metalinguagem disfarçado de homenagem. E sim, gosto (muito) do Superman!

3:39 PM  
Blogger Alcofa said...

Falae Luiz, blz?

cara, respeito tua opinião, de verdade. Talvez Supremo não seja melhor a coisa já escrita pelo Moore (o que mais gosto dele é Liga dos Cavalheiros), mas não consigo enxerga-la da maneira como vc apontou. Concordo que algumas coisas que ele fez na Image foram bobas (como sua passagem pelos Wild C.A.T.S), mas acredito piamente no que ele mesmo clama: não existem personagens ruins... existem escritores ruins. Eu coloquei aqui uma visão extremamente simplista de AMBAS as obras ... estes dois ecsritores tem mania de escrever quase tudo com duplas, triplas, inúmeras interpretações ... tudo deles é lotado de referencias e, muitas vezes, isso desagrada vários leitores, que não conseguem pegar todas, ou nem mesmo tentam. Eu mesmo sou um deles. SE estou com paciência, até tento identicar tudo, mas em alguns casos (Invisíveis) não tenho paciência para tanto.

Talvez eu seja fã demais do Superman, ou fã demais do Moore, mas realmente considero Supremo como uma das melhores HQS do Superman sem ele ... porque ela disseca "brincando" a história do personagem.

Grande abraço!

7:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

falaí!!

supremo é um material que nunca li, daquela lista de coisas "imperdíveis" que nunca acaba eheheh. mas grandes astros superman é bom demais, não tem como não gostar. e pensar que, com tanto material, cometeram superman returns... mas deixa quieto ehehhe.

bem lembrado esse novo do iced earth, tenho que parar pra ouvir.
tenho ouvido pouca coisa nova ultimamente, nada relevante.

viu o batman?? foi a mesma sensação de que valeu a espera que tive quando vi x-men 2, homem-aranha 2 e homem de ferro! tomara que agora a warner acorde e perceba a mina de ouro que tem!

falando em supremo, tem lido invincible? se não me engano você já falou dele por aqui... é uma série foda, a melhor do robert kirkman! melhor que walking dead! uma mistura de superman com dragon ball, muito foda.

esse mês a panini quer me foder! liga da justiça do morrison, astonishing x-men, quarteto do byrne... e tenho sempre a vontade de correr atrás de sandman, mas falta a coragem rs. série mesmo qeu a pixel vai relançar? tipo encadernados mais baratos? ou aqueles mixes toscos?

até a próxima! vou ver se apareço no msn, mas é foda arrumar tempo!

8:31 PM  
Blogger doggma said...

Ótimas comparações, Alcofa. Ainda não vi ninguém mencionando isso. Pessoalmente, acho que as similaridades são apenas circunstanciais, mas que existem, existem.

Primeira vez que leio uma opinião negativa sobre o Supremo. Tenho que reler (juntamente com Watchmen).

Quanto ao ASS (opa!), volto a afirmar: é a série mais emblemática e autêntica do Super desde clássicos como "O Homem que Tinha Tudo" e "O que Aconteceu ao Super-Homem" (só pra esticar o link Morrison-Moore). Da mesma maneira, Morrison sobrevalorizou a essência do personagem.

Com este aí não tem meio-termo... quem não curte ou acha "só uma boa história", é porque não gosta/conhece o personagem realmente. :)

7:27 AM  
Blogger Alcofa said...

Por paaaaaaarrtes (com sotaque de gente do interior, mesmo eu não sendo, mas de vez em quando puxo um pouco)

Cybermano: falae meu velho! na boa? Vc ainda não leu Supremo? ENFORQUE-SE!

O Novo do Iced só me agradou pela voz de Barlow mesmo. É um bom album, mas não me "tocou".

cara, Invencível é uma série que eu faço uma propaganda lascada por aqui. Fico muito triste com a HQManiacs pela maneira como eles estão tratando esta obra ... A Panini é uma merda?É. A Mythos é uma merda? É. Mas eu garanto que se estivesse com qualquer uma delas, estaria melhor...

Cara, NEM ME FALE dos lançamentos da Panini!! Eu to passando longe de Comic Shops e derivados ... senão não tenho nem como comer no mês! E falo sério!

Dogg: falae cara! Muitas vezes eu tbm acho que foram as circunstancias que criaram tais coincidências, mas elas são muitas! rs. E eu tbm não tinha lido nada negativo do Supremo até hoje. Mas td bem, cada um com sua opinião.

ASS foi foda ! Não tinha percebido isso! HAUHAUAHUAHAUAHUAHAU.

Supremo é muito bom, do caralho mesmo, mas ASS (huaahuahau) é perfeito. Não tem como não elogiar aquilo lá. É algo único. E olha que vc bem sabe que não sou muito fã do Morrison e suas viagens, mas o fato é que da mesma maneira que Alan Moore, o cara mostrou que entende E MUITO da mitologia do personagem ... sem falar que está criando a sua própria!

Grande abraço!

8:32 AM  
Blogger Luis Felipe said...

Grande Alcofa!!! O lance é o seguinte: também acho que não existem personagens ruins, e sim roteiros ruins. Meus melhores amigos gostam do Supremo, e eu sou sempre criticado pela minha opinião. A série em alguns momentos parece escrita para evidenciar o conhecimento do Moore sobre o Superman e sobre a evolução das HQ's. É uma história que funciona unicamente para iniciados. Também acho a arte um ponto fraco, mas que fique claro: de forma alguma desrespeito quem curte tal trabalho. As melhores histórias que li do Superman são Entre a Foice e o Martelo e As Quatro Estações (incrível como Jeph Loeb é 8 ou 80, ou faz algo legal, ou faz a maoir das porcarias... Será que não é o Tim Sale que escreve as "sagas das cores"?

6:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Meu Deus!!! Entrei aqui nesse blog procurando uma pequena informação, e fiquei extasiado!!!!
Hahahahahah. Estava so procurando saber se a tua tradução do Mutants & Masterminds foi da primeira ou da segunda edição, mas kra.... tive que adicionar teu blog no meu favoritos!

Enfim, parabens pelo teu blog, espero mais bons textos como esse kra!

11:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Opa, ah sim, quase me esqueço...afinal, a tua tradução do MM é da segunda edição??

11:42 PM  
Blogger Alcofa said...

GaLL1arD: opa, leitor novo ! blz cara? primeiramente, obrigado pelos elogios!

A edição que traduzi foi a 1a ...

grande abraço!

9:24 AM  

Post a Comment

<< Home

|