Monday, September 08, 2008

Sun Wukong, o Rei Macaco

Neste final de semana assisti (em casa, pois o cinema anda caro demais em Sampa) o filme O Reino Proibido, que trouxe a tão esperado atução conjunta de Jet Lee e Jackie Chan, dois dos maiores ícones dos filmes de Kung Fu veículados no Ocidente. Ambos tem carreiras distintas, sendo que Lee faz filmes ou simples demais (porém com bons roteiros) ou grandiosos demais (vide Herói, que é um show visual e conta com um roteiro excelente); e Chan continua com seu humor característico, mas começa a sofrer do mesmo mal de Didi Mocó: a repetição. Mas diferente do nosso querido (?) cearense, ele continua engraçado. E outro detalhe legal é que ambos interpretam mais de um personagem no filme, mas o principal de cada um são os da foto abaixo, onde vemos o Monge e o Mestre do Punho Bêbado.



O filme mostra uma versão da história do Rei Macaco, ou Sun Wukong (me corrijam se a grafia estiver errada). Este personagem é uma (ou talvez a mais) das lendas mais famosas da China e, pode-se dizer que ele é o Superman deles, dada a vastidão de habilidades e qualidades do personagem. O filme é muito bacana e é nota 10 no quesito diversão. Claro que como todo filme chinês que se preze, tem as famosas lutas no estilo Wuxia e, a tão esperada luta entre jack Chan e Jet Lee. Nota que nesta luta não existe aquela quantidade de golpes engraçados e malucos de Jack Chan. Eles estão presentes, mas em menor quantidade. O que conta mesmo aqui, é a porrada comendo solta. Esta luta ficou muito boa! mas nenhuma se compara as lutas do Rei Macaco no filme, onde vemos todo poderio do personagem e seus trejeitos para lá de malucos e engraçados.



E para quem não sabe, é desta lenda (a do rei Macaco) que Akira Toryama se inspirou (ou quase copiou descaradamente) para criar o excelente Dragon Ball. Goku tem muitas características do Rei Macaco (além da óbvia semelhança no nome), como a super força, agilidade e capacidade para lutar soberbas, cavalga nuvens voadoras e é brincalhão ao extremo.

E, nem é para estragar a surpresa, é mais para convencer o leitor deste post ver o filme, segue o vídeo da luta pra lá de legal de Jet Lee contra Jackie Chan.



Filme altamente recomendado, pois diverte, conta com um roteiro extremamente simples e direto e, ainda por cima, apresenta aos ocidentais um dos maiores mitos da cultura dos chineses.

E para quem viu e gostou do Rei Macaco, a Conrad está publicando no Brasil a famosa trilogia do personagem, em livros com média de 400 páginas e com custo médio de 30-40 pilas. Fica a dica.

E mais um vídeo do personagem, só pra mostrar como o mesmo é popular na china. Este é um vídeo promocional das olimpíadas.



Alcofa (que já conhecia o Rei Macaco por ter lido sobre o mesmo, mas que ficou encantado com a atuação de Jet Lee no filme, pois ele conseguiu passar de maneira bem legal o personagem ... escutando Death Magnetic, Metallica. Cara, não é o melhor cd dos caras, mas não consigo para de escutar essa porra!!)

4 Comments:

Blogger doggma said...

Tenho que conferir esse filme, que é histórico pelo encontro dos dois, finalmente. Pena que o cross não rolou quando eles ainda faziam cinema de porrada underground nos cafundós da China. Ia ser no mínimo PG+18.

Pô, achei esse vídeo muito legal. Pelo traço, deve ser do mesmo pessoal que faz os vídeos do Gorillaz.

Conheço muito pouco da mitologia do Macaco aí, mas juntando com o que tu comentou no post, o Toriyama simplesmente a transpôs pro DBZ. E o Goku (os sayajins) ainda se transforma num macaco gigante, então...

Bem que os criadores nacionais podiam fazer o mesmo em relação ao nosso folclore, que é um dos mais insanos e bacanas que existem.

Também perdi a conta de quantas vezes já ouvi o Death Magnetic. E olha que os caras só acenaram pros velhos tempos, hein. Quando eles resolverem mergulhar de vez, aí fudeu!

6:51 AM  
Blogger Alcofa said...

Cara, concordo com vc sobre o lance do folclore brasileiro ... é rico deamis, e ninguém ve isso ... uma pena.

E tbm tive a mesma impressão sobre a animação... parece mesmo com o Gorilaz. O macaco é a cara do que canta ... hauahuahauhauha

É... Death Magnetic ... Nem comento ...

6:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Porraaaa!! Agora posso tirar aquela camisa velha do metallica do armário ahahaha! Tirando Unforgiven III, que é bem ruinzinha, o resto do CD ficou era justamente o que os fãs precisavam ouvir. Que venham os shows!

Sobre o Reino Proibido, também adorei. Lembrou bastante aqueles filmes de pancadaria adolescente anos 80, tipo Karatê Kid e Tartarugas Ninja, ainda mais com o moleque do presente e tal. Assino embaixo da recomendação.

E tratamento dentário é foda, pra botar um bloco eu tomei 2 anestesias e quase arranquei os braços da cadeira, imagina canal, putz...
Tem que ser anestesia geral ehehe.

Já viu Trovão Tropical? ALTAMENTE recomendado!

Até a próxima!

4:53 PM  
Blogger Alcofa said...

falae cyber! é cara... eu pago o preço que for pra ver algumas musicas do DM ao vivo ... e os caras taum tocando só clássicos ... só do ride the lighting ele estão tocando mais da metade do album ao vivo ...

vou conferir torão tropical ... todos tão falando por ae que é bem engraçado!

abração!

4:35 AM  

Post a Comment

<< Home

|