Friday, April 13, 2007

Katana, Sai, Bô, Nunchaku

Espero ter escrito certo o nome de cada arma, pois, elas acompanham 4 dos personagens mais fodas de todos os tempos das HQs, desenhos e cinemas.

É claro que eu to falando das Tartarugas Ninja.



Talvez nem todo mundo saiba e, neste caso, eu acho que só se enquadra a galera com menos de 20 anos, mas as TMNT surgiram nas HQs, em preto e branco, lá no ido dos anos 80. A HQ saiu independente e em pouquíssimo tempo conquistou uma legião de fãs nos EUA e, até hoje, em sua terra natal, elas têm um sucesso relativamente “estabilizado”.

Em seu conceito original, a equipe de cascos tirava um sarro legal com alguns clássicos na época, como o Demolidor, tanto em sua origem como e seu conceito. Para quem já viu a HQ com sua origem (publicada no Brasil pela extinta Editora Sampa em formato Graphic Novel, e diferente do original, colorida. Com um pouquinho de paciência você encontra os scans desta HQ por ae) deve lembrar que tudo surge na tentativa de um jovem salvar uma pessoa que estava atravessando a rua e um isótopo radioativo cai em seu rosto... Mas, além disso, quatro tartarugas caem nos esgotos com o mesmo liquido, junto de um rato ninja (????) que estava por lá também ...
O resto é historia já contada mais vezes do que eu posso enumerar.

A HQ era sombria e recheada de humor negro. Elas quando lutavam era pra valer, e quase sempre mandam o inimigo dessa pra uma melhor. Decapitações, esquartejamentos, vísceras voando pra tudo quanto é lado. Isso era o que você via nas HQS das Tartarugas. E os personagens de apoio eram tão bizarros quanto às protagonistas. Alienígenas, outras mutações (homens-urubu, homens-wolverine, homem-rinoceronte e por ae vai), alguns malucos de plantão (como o eterno Casey Jones) e cientistas malignos (Backster Stockman).

O fenômeno nas HQs cresceu a um ponto tão grande que o óbvio aconteceu: venderam os direitos da série para ser produzida uma série animada.

E foi ae que tudo descambou de vez.



O desenhou tornou-se um clássico ao redor do globo e eu, claro, assisti uma centena de capítulos quando era criança. Afinal, QUEM NÃO VIU o desenho animado delas nos anos 80/90? Acho que a mesma galera que diz nunca ter lido Spawn ou qualquer coisa da Image...

Então vem o primeiro filme. Não sei se foi o objetivo real, ou se foi uma maneira quase sutil de tentar voltar à aura clássica, mas o primeiro filme no geral tem muitos elementos da clássica HQ: sombras, lutas no escuro, movimentos furtivos e um pouco da caracterização original delas: Leonardo como o eterno líder procurando a perfeição; Rafael como o esquentado e inconseqüente da equipe; Donatello como gênio de plantão e companheiro de farra de Michelangelo, que dispensa apresentações.

Talvez o filme tenha agradado a todos, mas agradou em especial os fãs da HQ clássica em diversos aspectos.

Problema é que os caras ganharam um bom dinheiro com o filme. Então por que diabos não fazer mais um? Ou dois?
Eu nem vou comentar tais filmes porque eles são realmente ruins. Tanto no roteiro quanto nas maquiagens (roupas), que são nitidamente inferiores ao do primeiro filme.



O desenho se mantém por umas boas temporadas, mas como tudo na vida, chega ao fim. E foi justamente neste ponto, em que o que estava ruim, piora.

Decidem fazer um seriado televisivo das Tartarugas no “melhor” estilo “Power Rangers”, inclusive com uma quinta tartaruga, a Vênus de Milo. Eu me recuso a falar mais sobre isso.

Talvez enxergando a cagada que estava sendo feita com personagens que já tinham sido ícones da cultura pop nos anos 80, a Fox decide produzir uma nova série animada, mas desta vez com tons mais fiéis ao conceito original das HQs. Em meados de 2002, estréia a nova serie animada do grupo, que agradou muita gente, pois as aventuras voltaram a ser em “período noturno”, as “caras felizes” foram embora, dando lugar a expressões severas e boas cenas de luta, e com personagens tão pitorescos quanto os da HQ já extinta.



Falando um pouco sobre as HQs e saindo do campo televisivo, as TMNT continuaram sendo publicadas por um tempo, tendo um volume pela Mirage Comics (67 edições no total, e eu sou felizardo pois tenho os scans de todas estas edições), um Volume pela Archie (30 e poucas edições) e um volume pela Image Comics. Sim, para aqueles que odeiam a Image Comics, saiu um volume de 30 edições por lá, e as cascudas participaram bastante do Universo Image, mas sua série foi tão criticada que nem é considerada como parte de seu universo oficial.

Para quem não sabe o que rolou neste volume, ae vão alguns “acontecimentos” do que rolou por lá: Donatello fica as portas da morte e se torna um Cyborg; Rafael enlouquece de vez e se torna o novo líder do Clã do Pé; Leonardo perde um das mãos e sai em uma espécie de busca espiritual; e Michelangelo acaba por se tornar o eterno sidekick.

Eu até tenho algumas destas edições (scan) e posso concluir o seguinte: não é tão ruim, de verdade. Problema é que foge muito do conceito original delas.



O tempo passa, o desenho da Fox ganha mais uma temporada e, começam os boatos de um novo filme das cascudas, mas desta vez no formato de animação. E melhor: computação gráfica.

Muitos filmes que “se seguram” em computação gráfica levantam muita discussão, pois sempre tem aquela galera que diz que a grande maioria não tem roteiro e são somente chamarizes para os olhos. Acho que isso é verdade em alguns casos, mas acredito que são poucos mesmo. No caso das animações em computação gráfica, a industria realmente abriu os olhos para este segmento e viu que o mesmo é lucrativo bagarai, e melhor, você pode dar asas à imaginação e não depender da atuação ruim deste ou daquele ator (Anakin Skywalker?). Os exemplos de boas animações neste formato são quase infinitos, e fica muito a gosto pessoal de cada um.

Quando as primeiras imagens do novo “filme” das cascudas começaram a rolar na net, eu dei um sorrisão de orelha a orelha. Quando eu fiquei sabendo que o sotaque do Rafael iria ser o mesmo do primeiro filme (de alguém que mora no Bronx), este sorriso aumentou. E, este sorriso ficou escancarado quando vi 4 minutos do filme.



Enfim, as Tartarugas Ninja tinham voltado a glória dos tempos áureos das HQs clássicas. E quando eu digo “voltaram”, eu falo isso com vigor.

Não vou contar como é o filme para não estragar a surpresa de ninguém. Eu já vi, mas quando estrear aqui, vou ao cinema ver. Legal porque os idealizadores deixaram bem nítido que o ponto de partida seria o final do primeiro filme, portanto, a derrota do Destruidor (Shedrer) é levada em conta, e temos um novo líder no Clã do Pé. As minhas únicas ressalvas quanto ao filme foram: o tempo de duração e a participação menor de duas tartarugas no filme. Não estraga, mas elas mereciam um maior destaque. Ou um filme maior. Mas mesmo ele sendo relativamente curto, você não sente que nada ficou espremido ou mal explicado. Tudo funciona como uma engrenagem.

Desde já, um dos melhores filmes do ano, seja você fã delas ou não, fã só das HQs ou só dos desenhos. Agrada os “pequenos” e os velhos fãs de longa data.

Mas agrada mesmo os fãs da HQ clássica. Podem apostar nisso.

Alcofa (que já viu o filme três vezes, vai convidar alguns amigos para ver em casa (para poder ver mais uma), comprou 4 promoções do “MacPorcaria Feliz” só por causa dos bonecos, e que se arrependeu de ter vendido seu PS2, afinal, saiu God of War 2... mas os amigos estão ae pra isso mesmo, afinal, se nenhum deles me emprestar o PS2 para eu vegetar enquanto destruo God of War 2, eu não faço mais sessões de pôquer em casa, e ninguém mais toma Black Label e Jack Daniel’s na faixa por aqui...ENTENDERAM??)

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

idem, ibidem. Vendi meu PS2 e estou amargurando uma fossa por conta de God Of War2... tristeza.

2:13 PM  
Blogger Alcofa said...

heheehhe. é cara, eu tava vendo God of war 2, e to chorando até dizer chega

4:05 AM  
Blogger doggma said...

Vi a tomatada podre que TMNT levou no RT e desanimei. Agora tu me reanimou. Vou dar uma conferida.

Ah... show o post. Não sabia desta Vênus de Milo aí (essa não), nem desta fase cheia de membros decepados na Image. Mas vi a última série animada e curti muito. As lutas eram mesmo excelentes. Se tivesse sangue jorrando aos borbotões seria perfeito.

E esta revista aí é clássica. Comprei na época e chapei com a violência e humor negro daquele universo.

Abraço forte!

9:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caramba Alcofa, sério mesmo, se tu me permites, o filme é Mega Fodônico, fui assistir por tua causa, apesar de ter visto dublado. Não conheço as HQs, mas vale mto a pena ver!!!!
Abraços.

5:10 PM  
Blogger Alcofa said...

Amebahel: pow cara, que bacana que tu gostou !!! espero que assim que sair o encadernado pela Devir, vc compre. Garanto que vc não vai se arrepender...

grande abraço!

4:17 AM  
Blogger Luwig said...

01 - Alan, fiquei sem entender como você deixou passar aquele inesquecível (e rápido) encontro de Savage Dragon e as Tartarugas.

02 - E não tiraram só onda com o Matt, meu caro. Lembra da metamorfose do Dr. Baxter em "mosca"? Aquilo ali fedia a David Cronenberg!

03 - Sacou o "ronco" de Michelangelo em TMNT?

04 - Concordo contigo que destinaram pouquíssima atenção a Donatello e a Michelangelo, mas convenhamos, o entrechoque de Leo e Rafa era o que todo mundo queria ver.

05 - Tá aí, até agora não tinha ligado os pontos quanto a morte do Destruidor naquele filme de 1990.

Pensei que haviam assumido essa premissa sem levar em consideração a versão live-action.

06 - Pena que a animação-seriada de 2003 já foi pra cova. Aquilo era tudo de bom!

Post batuta!

Abração.

12:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

fui ontem no cinema ver o filme das tartarugas, e é muito bom mesmo! tem umas cenas onde a animação é regular e tal, mas no geral é ótimo, bem melhor do que eu esperava que seria. tomara que façam uma continuação, e dêem mais destaque pro donatello.

1:38 PM  
Blogger Alcofa said...

Luwig: falae cabra ! tu se faz tão onipresente por aqui que o próximo post é dedicado pra vc ...

verdade, esqueci de citar o encontro DragonxTMNT. Mas na verdade, foram no minimo uns 4 em terras do tio sam. aqui, só vimos um (pra variar um pouco)

os detalhes do filme que vc falou eu peguei todos tbm!

abração!

Cybermano: falae hombre! cara, eu tbm acho que devem dar mais espaço pra Mike/Don no próximo filme e, acredite, VAI TER um próximo filme... com o lucro insano que este aqui deu!

abração!

12:08 PM  
Blogger Luwig said...

Tô vendo que nesse dia vou precisar de Lexotan pra dormir...

:P

5:10 AM  
Blogger doggma said...

Aê Alcofa!

Fui na onda, baixei TMNT e é tudo isto aí que tu mandou no texto. O filme tem lutas eletrizantes, ótimas caracterizações, um clima dark-urbanóide bem próximo dos quadrinhos, é engraçadíssimo e tem uma trilha arrasadora (a versão metal do rockão "Black Betty" durante a "luta" do restaurante foi demais)...

Já assisti duas vezes e contando. This movie ROCKS!

7:49 PM  

Post a Comment

<< Home

|